As pré-seleccionadas de Santiago para a selecção cabo-verdiana de andebol feminino, sub-19, para o Campeonato Africano das Nações, que se realiza de 3 a 11 de Setembro em Abidjan (Costa de Marfim), encerraram hoje a primeira fase dos trabalhos.


O seleccionador Manuel Vieira “Nelinho”, avançou à Inforpress que durante esta primeira etapa trabalhou com 25 atletas, das regiões desportivas de Santiago Sul e Santiago Norte e que doravante vai seleccionar as 14 que vão passar para a segunda fase dos trabalhos, cujo início está aprazado já para a próxima segunda-feira.
Terminada a primeira fase, Nelinho traça uma apreciação “muito positiva” da prestação das pré-seleccionadas, alegando ter gostado, sobretudo, do comportamento e da atitude das atletas, numa altura em que diz ter-se preocupado mais em trabalhar a defesa, “de forma a ensiná-las a defender bem e sair rapidamente em contra-ataque”.
As eleitas irão trabalhar com o grupo a sair de São Vivente e Santo Antão, sob os auspícios do técnico Jean Pierre, mas Nelinho faz questão de ressalvar que Cabo Verde vai competir no CAN em Abidjan, “não para ganhar experiências, mas sim para competir com os outros de igual para igual”.
No encerramento do treino, as pré-seleccionadas enfrentaram uma equipa masculina da mesma categoria e empataram a 35 bolas, numa partida muito renhida em que serviu para a equipa técnica avaliar não só as prestações individuais e colectivas das atletas, assim como a capacidade em enfrentar os lances com maiores intensidades dos adversários.
inforpress