A atleta cabo-verdiana Maria Andrade, qualificada para Jogos Olímpicos Rio’2016, inicia a partir de 09 de Julho dois estágios de preparação na Flórida e Connecticut, Estados Unidos, visando intensificar as estratégias para a maior competição do mundo.


A informação foi avançada à Inforpress pelo mestre e seleccionador de Cabo Verde da modalidade, Joe de Pina, ressalvando que vai integrar “Zezinha” Andrade num grupo de atletas de várias partes do mundo que irão incorporar-se na equipa olímpica dos Estados Unidos, no quadro da preparação para Rio’2016.
Aposta pessoal de Joe de Pina, a atleta Maria Andrade afirma que se sente “mais do que nunca preparada” para continuar a intensificar os seus treinos nos próximos estágios, de forma a poder representar Cabo Verde ao mais alto nível dos Jogos Olímpicos.
Joe de Pina disse que a qualificação de Zezinha Andrade surpreendeu o mundo de taekwondo, uma vez que garantiu a qualificação para Jogos Olímpicos com apenas um ano e meio de treino, fruto de muito esforço, com uma carga horária de seis horas diárias de treinos intensivo. 
Considerado um dos mestre mais graduados, em Ásia, pela Federação Internacional de Taekwondo, Joe Pina deixa claro que entra sempre numa competição com olhos postos no título e nas medalhas, mas que está convicto que Zezinha Andrade vai mostrar a sua performance, apesar de encontrar no Brasil grandes atletas de nível mundial.
A título de exemplo, afiançou que Zezinha Andrade poderá mesmo ter de enfrentar uma chinesa que detém o título de dois campeões olímpicos e quatro campeonatos do Mundo, considerada mesma a melhor atleta de taekwondo de todos os tempos.
Explicou que por falta de grandes competições internacional, Zezinha Andrade integra o lote dos 16 atletas na sua disciplina, mas que por falta de presença em grandes provas internacionais está posicionada num “ranking” mais abaixo, pelo que terá pela frente logo uma das melhores do mundo.
De acordo com a programação, a equipa de taekwondo parte a 01 de Julho para Brasil, onde continuará a treinar, uma vez que o taekwondo só entrará em cena nos últimos dias do evento.
Joe Pina e Zezinha Andrade encontram-se em Cabo Verde num estágio de três dias da pré-delegação olímpica, visando interiorizar-se para uma melhor participação possível no maior evento desportivo do mundo.
O estágio conta com a participação de dois dos quatros atletas qualificados, Jordin Andrade (atletismo, 4 x 400 metros) e Maria Andrade (taekwondo). 
O pugilista Davilson Morais, também qualificado e Elyane Boal (ginástica rítmica desportiva), estão ausentes do país a preparar-se em Cuba e Portugal, respectivamente.
Além dos atletas, participam ainda neste estágio, treinadores, corpo clínico de entre outros membros da comitiva.
Fonte: Inforpress