Joary Dupret, jovem professor do Liceu Domingos Ramos e praticante de jiu-jítsu, tem em curso um projecto para a incentivação da prática desta modalidade na Cidade da Praia.


As aulas acontecem na Cidade da Praia e conta actualmente com dez alunos de idade compreendida entre os 07 e 18 anos, que segundo ele têm mostrado interesse nessa modalidade.
Em conversa com a Inforpress, este dinamizador desportivo disse que a ideia é no sentido de criar futuramente uma associação, sendo que conforme disse, vai ser uma forma de elencar esta modalidade na ilha de Santiago.
“Temos karaté e outras modalidades nesta vertente em Cabo Verde, mas o jiu-jítsu ainda é pouco conhecido e praticado, por isso a ideia é fazer a divulgação e levar essa prática à camada mais jovem”, explicou Joary Dupret.
Jiu-jítsu é uma arte marcial japonesa utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.
Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão.
Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.
Fonte: Inforpress