A Cidade da Praia recebe este sábado e domingo (19 e 20) o campeonato de Cabo Verde de taekwondo, prova que conta com o concurso de mais de 35 atletas das regiões desportivas de Santiago Sul, Santiago Norte, São Vicente, Sal e Fogo.


A prova vai ser disputada no pavilhão desportivo “Vává Duarte” e será aproveitada para a definição da participação da selecção nacional nas próximas provas internacionais de taekwondo.
O presidente da Associação de Taekwondo de Santiago Sul, Germano Oliveira, indicou que a prova arranca por volta das 09:00H, com entrada livre, pelo que convida a todos os praticantes e simpatizantes das artes marcais, sobretudo do taekwondo, a tomarem parte nesta iniciativa, prometendo convívio e momentos de grande competição.
Este campeonato surge precisamente após o encerramento da formação do curso para treinadores de taekwondo ministrado no Estádio Nacional em Monte Vaca, pelo mestre Joe Pina, cabo-verdiano radicado nos Estados Unidos da América e que envolveu 25 monitores.
Para Oliveira, esta formação serviu, sobretudo, para capacitar os novos monitores de taekwondo, tendo em conta os novos desafios almejados pelos atletas após a primeira participação de sempre de um atleta crioulo nos Jogos Olímpicos, já que Maria “Zezinha” Andrade esteve nos Jogos Olímpicos do Rio’2016.
O curso, suportado financeiramente pela Solidariedade Olímpica, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano, teve uma duração de cinco dias, tempo no qual o mestre Joe Pina partilhou a sua vasta experiência com os monitores residentes, como forma de impulsionar, cada vez mais, esta modalidade no país.
Fonte: Inforpress