Trinta e cinco karatecas das quatro escolas de karaté existentes no município de São Filipe participam no domingo, no polidesportivo Simão Mendes, no quinto campeonato regional da modalidade, promovido pela Associação Regional de karaté da ilha do Fogo (AKIF).


Mário Lopes, presidente da Associação, disse à Inforpress que participam no campeonato atletas das escolas de Luzia Nunes, Lomba, São Lourenço e São Filipe (cidade), todos do município de São Filipe, sendo que a prova está dividida em categorias, nomeadamente cadete, júnior e sénior, consoante a idade.
O responsável adiantou que os três primeiros classificados de cada categoria vão representar a ilha do Fogo no campeonato nacional da modalidade, previsto para o mês de Agosto, na ilha da Boa Vista.
Além de seleccionar os atletas para o campeonato nacional, a prova regional visa também promover intercâmbio entre os atletas, promover o desporto da ilha e desviar os adolescentes e jovens de males sociais que muito têm afectado a sociedade.
Os primeiro, segundo e os dois terceiros classificados de cada categoria têm direito a medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, e troféus para escolas mediante o posicionamento dos seus atletas.
A realização do campeonato regional a AKIF conta com parceria da edilidade de São Filipe na aquisição das medalhas, da Igreja Nova Apostólica e da Federação Cabo-verdiana de Karaté.
Além deste apoio pontual, a AKIF, que nos anos anteriores recebia um apoio financeiro de 100 mil escudos atribuído pela edilidade de São Filipe a todas as associações, aguarda que a edilidade possa atribuir este valor para apoiar na realização das suas actividades e promover o desporto e a educação de jovens e adolescentes do município.
Fonte:Inforpress