A Associação de Karaté da Ilha do Sal (AKIS) pôs hoje em combate 68 atletas dos 03 aos 26 anos, no primeiro campeonato regional de karaté 2018, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Criança.


Perante boa assistência no Cine ASA, nos Espargos, o grupo de karatecas brindou o público com uma “excelente exibição” de karaté, disputando entre si o título de primeiro, segundo e terceiro lugares, celebrando assim, o Dia Internacional da Criança, assinalado a 01 de Junho.
Os atletas de diferentes escalões, nas classes masculina e feminina, desde pré-infantil, infantil, iniciados, cadete, juvenil, sénior e sub-21, disputaram o título nas disciplinas de katá e kumité.
Todavia, independentemente dos vencedores, o presidente da Associação de Karaté da Ilha do Sal, Daniel Pina, explicou, em declarações à Inforpress, que todos os atletas vão levar a medalha de ouro.
“É um campeonato especial já que temos crianças desde os três anos de idade até sénior de 26 anos, também atletas com síndrome de Dawn. É um combate especial porque todas as crianças independentemente da sua classificação têm uma medalha de ouro. Por isso, realizado no Dia das Crianças”, exteriorizou.
Daniel Pina aproveitou para, mais uma vez, apelar às empresas locais, instituições públicas e privadas, no sentido de “serem sensíveis” à modalidade, pois “foi complicado” concretizar a competição, orçada em 400 mil escudos.
“Realizamos este campeonato com um patrocínio monetário de cinco por cento. É complicado. Mas graças à boa vontade de pessoas individuais, apoio dos pais, da ASA (…) foi possível efectivar o evento”, disse.
Tendo em conta o cenário, o sensei Daniel Pina volta a insistir que, se se quer ter uma melhor sociedade, o Governo deverá também apostar e investir “muito mais” no karaté, cujos princípios básicos, disse, “desviam o indivíduo de qualquer vício, delinquência ou mal social”.
Daniel Pina finalizou lançando o apelo no sentido de todos abraçarem as artes marciais, já que se trata de uma modalidade de “disciplina, educação e princípios”.
Inforpress