O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) confirmou hoje a participação do atleta cabo-verdiano de taekwondo Nicalas Fernandes para os Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Buenos Aires (Argentina) de 06 a 18 de Outubro.


Nicalas Fernandes é filho de pais cabo-verdianos, nascido nos Estados Unidos da América, e segundo o COC recentemente integrou a equipa nacional de taekwondo e já conta com duas participações em competições internacionais em representação de Cabo Verde.
O atleta, que luta na categoria menos 55 quilogramas,  é o terceiro e último a integrar a comitiva que representar Cabo Verde em Buenos Aires.
Cabo Verde tem assim garantido a presença dos três atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, que deverá contar com a participação de atletas de todo o mundo até os 16 anos.
A velocista cabo-verdiana Adriana Almeida, também da ilha do Sal, recordista nacional dos 100 e 200 metros, tinha já se qualificado para os Jogos Olímpicos da Juventude, o que faz com que a Federação Cabo-verdiana de Atletismo coloque, pela primeira vez, um atleta feminino nos Jogos Olímpicos “por mérito próprio”.
Marcelo Gomes, que integrou a comitiva cabo-verdiana nos Jogos Africanos da Argélia, chegou aos quartos de final dos Jogos de Argel e beneficiou, assim, da “regra da universalidade” que estabelece a proporcionalidade (um homem e uma mulher) por cada país, na modalidade de atletismo.
Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que terão lugar na capital argentina, Buenos Aires, e deverá contar com a participação de atletas de todo o mundo até os 16 anos.
Inforpress