O atleta Luís Rafael, 10 anos, da categoria pré-cadete foi eleito pelo seleccionador nacional o melhor combatente do terceiro campeonato regional de taekwondo organizado pela Associação de Taekwondo da Ilha do Fogo (ATIF).


Luís Rafael, que conquistou a medalha de ouro na categoria de pré-cadete, foi escolhido pelo seleccionador nacional Cedric Barras, de entre as cerca de quatro dezenas de atletas que participaram na prova regional, que decorreu domingo, 07, no polidesportivo Simão Mendes (São Filipe).
Cedric Barras, em declarações à Inforpress, disse ter escolhido o atleta Luís Rafael, de 10 anos, pelo nível “quase perfeito” como combateu, mas também pelo seu nível técnico demonstrado e pela coordenação demonstrada durante os combates, facto que é raro em crianças com essa idade, observando que é um atleta que deve ser acompanhado e que “seguramente” ao chegar aos 15 anos poderá ser integrado na equipa nacional na categoria de júnior.
O terceiro campeonato de taekwondo, à semelhança do ano passado, foi dominado pela escola de São Filipe, que conquistou a maior parte das medalhas, deixando para trás as escolas de Curral Grande, que participou com apenas três atletas, São Jorge/Campanas, com sete atletas, e Monte Tabor com apenas uma atleta.
Na categoria de iniciantes feminino, as medalhas foram para Perola Rodrigues (ouro) e Carrol Correia (prata), pré-cadete feminino na categoria de oito a 10 anos, as medalhas foram para Alana Pina (ouro) e Alana Barbosa (prata), pré-cadete feminino menos de 33 quilos, as vencedoras foram Luna Araújo (ouro), Eduarda Cristina (prata) e Luana Louro e Jasmine Caroline (bronze).
Na modalidade de pré-cadete masculino entre oito e 10 anos os vencedores foram Henry Marena (ouro) e Márcio Centeio (prata) e na categoria de menos 37 quilos as medalhas foram para Luís Rafael (ouro), Leo Messe (prata) e Emanuel Teixeira (bronze) e na cadete masculino foram vencedores Aníbal Teixeira (ouro), Tony Júnior (prata) e Liedson Teixeira e William Correia (bronze).
Na categoria de júnior masculino as medalhas foram para Maicon Teixeira (ouro), Patrick Teixeira (prata) e Flávio de Pina (bronze), em sénior feminino as vencedoras foram Charlene Barbosa (ouro), Neima Miranda (prata) e Cintia de Pina (bronze), enquanto no sénior masculino os vencedores foram Sandro Chicha (ouro), Cleiton Rodrigues (prata) e Sandro Santos e Delmiro Barbosa (bronze).
Os vencedores vão participar nas respectivas categorias nas provas nacionais de taekwondo que se realiza no próximo mês na cidade da Praia.
inforpress