Quatro atletas da modalidade Taekwondo irão deslocar-se dentro de alguns dias a Marrocos (Rabat), com vista a participar no Torneio Africano de qualificações para os Jogos Olímpicos de Tóquio, conforme avançou o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Taekwondo (FCVT), Óscar Santos, que esteve reunido com o Diretor Geral dos Desportos, Anildo Santos, no inicio desta tarde, em mais um encontro de arbitragem.



São os atletas Sofia Reis, Nicalas Fernades, Maria Andrade e Sanderson Vicente que vão reforçar as suas competências e conhecimentos a nível de Taekwondo e tentar alcançar os melhores resultados, caso forem qualificados no torneio de Rabat, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A FCVT conta com o apoio do Ministério do Desporto, através da Direção Geral do Desportos, nestas participações internacionais, bem como em algumas competições a nível nacional, a partir do contrato-programa que deverá ser assinado brevemente entre as partes.

A nível nacional, Óscar Santos avançou que a federação que lidera destaca a realização de campeonatos regionais por cada associação, visando a aumentar a resistência física dos atletas nos vários escalões para que possam ter boas representações do país nas competições internacionais, além de campeonatos nacionais para crianças, cadetes, Júnior e Sénior.

A formação é outra prioridade do plano para este ano, tendo o presidente da FCVT salientado que pretendem realizar uma capacitação de árbitros a ser ministrado pelo Secretário Geral do Swiss Taekwondo, membro da Swiss Olympique e árbitro internacional, entre outras formações para treinadores e demais.

A FCVT, recorde-se, tem por missão promover, difundir e coordenar a prática do Taekwondo em Cabo Verde, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da modalidade nas suas vertentes sociais e desportivas.
DGD