Atletismo


A Federação Cabo-verdiana de Atletismo realiza de 30 de Junho a 01 de Julho o Campeonato Nacional de Atletismo em séniores, masculino e feminino, na pista do Estádio Municipal Marcelo Leitão, na ilha do Sal.


O vice-presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), Nelson Lopes, classificou hoje de “positivo” a participação de Cabo Verde no Grande Prémio de Tunes, justificando que os atletas conseguiram melhorar as suas respectivas performances.


A Cidade da Praia foi selecionada pela primeira vez, entre as 24 urbes mundiais para acolher o “Dia Global da Corrida”, no dia 06 de Junho, uma iniciativa da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).


As seleções feminina e masculina sub-20 cabo-verdianas, participam no próximo Campeonato da categoria da Região II da CEDEAO que se realiza em Accra no Gana, de 22 a 25 de junho próximo, nas modalidades de 100m masculino e feminino, 400m feminino, 1500m masculino e 300m feminino.

A comitiva chefiada pelo selecionador nacional e coordenador de atletismo da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Júlio Nagana, viajou nesta madrugada de terça-feira via Lisboa, Portugal.

Essa deslocação é financiada pelo MD/DGD, através do contrato-programa entre as partes.

Nagana, da região desportiva do Sal, é coadjuvado pelo treinador de Santiago Norte, Floriberto Costa de Santiago Norte e são eles que irão liderar os atletas Adriana Almeida (Sal, 100m), Magda Moreira (Santiago Norte, 3000m), Melany do Rosário (Sal, 400m) e, também os atletas masculinos Marcelo Gomes (Sal, 100m) e Quelton da Lomba (Santiago Norte, 1500m).

Estes deverão chegar já amanhã, quarta-feira, em Accra.


Já são conhecidos os vencedores das provas de 1500, 400 e 100 metros no Campeonato Nacional de Atletismo que arrancou hoje, no Estádio Marcelo Leitão, ilha do Sal, devendo terminar este domingo.


O responsável do Emicela Team Cabo Verde, Orlandinho Mascarenhas,  faz uma avaliação “positiva” dos atletas cabo-verdianos que, este sábado, vão voltar a subir o pódio no Artenara Trail, nas Canárias e reivindica a realização de provas internacionais no país.

 
Três atletas da Emicela Team Cabo Verde deslocam-se terça-feira às Canárias para participar na prova da Maratona de trail da Tranvulcanica’2018, que se realiza no sábado, 13, em mais uma etapa do circuito espanhol da modalidade.


O atleta cabo-verdiano Danilson Pereira, da Emicela Team Cabo Verde, conquistou este sábado os 16 quilómetros da 9ª edição de “Artenara Trail”, ao cortar a meta com 01 hora, 23 minutos e 43 segundos, em Gran Canária, nas Ilhas Canárias.


Os atletas Danilson Pereira e Wilson Cabral, da Emicela Team Cabo Verde, conquistaram hoje, nas Ilhas Canárias, a VII edição da  prova da Montanha “Entre Cortijos”, nas distancias dos 26 e 15 quilómetros, respectivamente.


O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, é aguardado hoje na Iª edição do “Run 24:1”, evento promovido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 24 cidades do mundo, em comemoração ao Dia Mundial da Corrida.


Dois atletas da “Emicela Team Cabo Verde”, Danilson Pereira e Wilson Cabral, vão participar na 7ª edição da prova da Montanha “Entre Cortijos”, que se realiza sábado, 07, em Gran Canaria, nas Ilhas Canárias.