O maratonista internacional cabo-verdiano residente nos Estados Unidos, Ruben Sança, está a intensificar os treinos para atacar a qualificação olímpica na Maratoma Internacional de Londres, agendada para 24 Abril.


Ruben Sança disse à Inforpress que se sente animado e ansioso para a sua derradeira tentativa de se qualificar para os Jogos Olímpicos Rio’2016, ressalvando mesmo que deposita grande esperança de poder representar o país na maior montra do desporto mundial.

“Estou muito ansioso para as próximas semanas de treino. Um monte de trabalho duro, mas desafiador á minha pessoa”, enfatiza o atleta.

Sança descarta a hipótese de participar na Maratona de Boston, que se realiza a 18 de Abril, com o argumento de que as normas da Federação Internacional de Atletismo, (IAAF), não aceitam a inscrição de um atleta em duas provas de qualificação no espaço de uma semana, a não ser que se trata de um maratonista “Top Ten”, nesta prova denominada Gold Label.

Ruben Sança, juntamente com Jordi Andrade (400 metros barreiras), Lidiane Lopes (velocista) e Sandra Ribeiro (triplo salto), constituem o quarteto inscrito pela Federação Africana de Atletismo, junto da IAAF, para atingir os mínimos para representar o país nos Jogos Olímpicos Ri0’2016.

Cabo Verde conta, até ao momento, com três atletas qualificados para Rio’2016: a atleta de taekwondo Maria “Zezinha” Andrade e os paralímpicos Márcio Fernandes (lançamento de dardo e disco) e Gracelino Barbosa (100 e 200 metros).
Fonte: Inforpress