A corrida feminina de São Silvestre Praia’2016 vai ter uma forte concorrência já que as três últimas vencedoras, Sandra Teixeira (Portugal), Sónia Lopes (Itália) e Crislolita Rodrigues (São Vicente) já garantiram as suas presenças para 31 de Dezembro.


A fundista cabo-verdiana do Sporting Clube de Portugal Sandra Teixeira, vencedora da prova de São Silvestre Praia’2015, é presença confirmada na defesa do título nos 10 quilómetros e virá na companhia da Carla Mendes, outra atleta crioula a competir em Portugal.
Outra presença já garantida é a da cabo-verdiana residente em Itália, Sónia Lopes, vencedora da prova feminina no São Silvestre 2014, assim como a sanvicentina Crisolita Rodrigues, a grande vitoriosa da edição de 2013.
A diáspora cabo-verdiana vai ainda estar representada por Dadinha Évora, em representação da Holanda, para fazer a sua estreia absoluta nesta prova, onde espera-se ainda o concurso das melhores atletas residentes.
A Cidade da Praia acolhe a 31 de Dezembro a tradicional Corrida de São Silvestre, na categoria olímpica e paralímpica, num total de 19 provas, na qual a organização conta ainda com o concurso de atletas provenientes do estrangeiro.
O cabo-verdiano residente em Portugal Nelson Cruz, actual campeão de Portugal na prova de corta mato e vice-campeão de São Silvestre Praia’2015, é presença garantida na edição deste ano.
De acordo com Orlandinho Mascarenhas, dirigente que nos últimos anos vem resgatando esta competição, a prova principal do São Silvestre Praia’2016 vai ser disputada na distância dos 10 quilómetros para atletas sénior masculino e feminino, paralímpico T46 e 47, T11, 12 e 13, surdo mudo, e master 40 masculina.
Fonte: Inforpress