O maratonista internacional cabo-verdiano residente nos Estados Unidos, Ruben Sança, vai representar Cabo Verde na 36ª edição da Maratona Valência Trinidad Alfonso, Espanha, agendada para 20 deste mês.


O atleta pretende alcançar nesta competição os mínimos para o Campeonato do Mundo da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que vai ser disputado em Agosto de 2017, em Londres, Inglaterra.
A Maratona de Valência já conta com 18 mil atletas inscritos em representação de 82 países, mais de 5800 corredores estrangeiros e 2800 atletas femininas.
A este nível de participação, esta vai ser a primeira maratona da história da Espanha premiada com o Gold Race estrada da etiqueta IAAF, distinção que credencia o evento como um dos melhores do planeta na distância de 42.195 metros.
Os registos de participação da corrida de Valência’16 são os mais altos na história e a explicação para esse crescimento é baseada no aumento de corredores estrangeiros e salto quantitativo no número de mulheres que participaram no teste.
Na 36ª EDP Alfonso Trinidad Valencia Maratona estará mais de 5.800 corredores estrangeiros, 36 por cento a mais que no ano passado, em representação de 82 países dos cinco continentes.
Fonte: Inforpress