Os atletas Adilson Spencer e Edna Lima venceram hoje a quinta edição da Corrida de Proximidade, na distancia de 8 quilómetros, que decorreu na Cidade da Praia, no âmbito do 146º aniversário da criação da Polícia Nacional.


Criada em 2012, a Corrida de Proximidade baseia-se na filosofia de policiamento de proximidade, promoção da cultura da paz social e segurança solidária, com vista a promover a solidariedade e fraternidade entre os policiais e os civis, através do desporto.
Além da parte competitiva, a prova é aberta à participação da sociedade civil e permitiu aos atletas competiram nas categorias de sénior masculino e feminino, júnior masculino e feminino, T46 masculino, polícia masculino e feminino, cadeirantes masculino e feminino e invisuais masculino e feminino.
Na categoria sénior masculino, Adilson Spencer venceu a prova com o tempo de 19 minutos e 26 segundos, Danielson Pereira foi o segundo classificado, com 19 minutos e 30 segundos e em terceiro lugar ficou Joaquim Fortes, com o tempo de 20 minutos e 15 segundos.
A nível feminino, Edna Lima venceu a prova com o tempo de 25 minutos e 11 segundos, Crisólita Rodrigues foi a segunda classificada, com o tempo de 25 minutos e 30 segundos, tendo o atleta Vânia Fernandes completado o pódio ao cortar a meta com 26 minutos e 50 segundos.
Na prova dos cadeirantes masculinos, em primeiro lugar ficou Flávio Gomes, em segundo Domingos Assunção e a terceira posição foi ocupada por Euclides Moreira. Nos cadeirantes femininos Creidiane Pereira ficou em primeiro lugar, em segundo Neusa Garcia e o terceiro lugar ficou a cargo de Leila Moreno.
Em declarações à Inforpress, o director da prova, Manuel Alves , disse estar muito “satisfeito”, uma vez que o evento tem ganhando uma dimensão cada vez maior a nível de divulgação, mas também de participação, o que demonstra a proximidade da Polícia Nacional.
O responsável, que considerou que a Corrida da Proximidade já faz parte do circuito de atletismo na Praia, avançou que este ano contaram com a participação de alunos do Ensino secundário de todos os liceus da capital.
Promovida pela Polícia Nacional, em parceria técnica com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, o evento enquadra-se nas actividades comemorativas do 146º aniversário da criação desta corporação.
Fonte: Inforpress