Os atletas cabo-verdianos Samuel Freire, do Sport Lisboa e Benfica, e Sandra Teixeira, Sporting Clube de Portugal, conquistaram a prova de São Silvestre Praia'2017 na distância dos 10 quilómetros.


Com partida e meta na zona requalifica da Quebra Canela, Samuel Freire,  atleta oriundo de São Jorge dos Órgãos, agora com residência em Portugal e que este ano trocou as insígnias do Clube de Alvalade pela equipa da Luz, arrasou toda a concorrência para cortar a meta com o tempo de 34 minutos e 02 segundos.
Nelson Cruz, crioulo também proveniente de Portugal, classificou-se no segundo posto com a marca de 34 minutos e 05 segundos, ao passo que André Furtado, de Santa Catarina de Santiago, também do quadro do Sporting de Portugal, fechou o pódio com o tempo de 34 minutos e 49 segundos.
Na prova feminina, a sportinguista Sandra Teixeira revalidou o título conquistado ano transacto e desta feita cortou a meta com o filho, tendo cumprido os 10 quilómetros em 41 minutos e 25 segundos, relegando Sónia Lopes, proveniente da Itália, para o segundo posto com a marca de 42 minutos e 14 segundos.
Carla Mendes, atleta crioulo residente em Portugal e representante da Juventude Vidigalense, de Leiria, ficou no terceiro posto com o tempo de 44 minutos e 27 segundos.
Na categoria júnior, disputada nos cinco quilómetros, Isaías Pinto ganhou a corrida masculina com o temo de 17 minutos e 16 segundos, enquanto Magda Moreira, de Calheta de São Miguel, venceu a prova feminina, com o tempo de 21 minutos e 24 segundos.
Em veteranos, Juvenal Vieira ganhou a prova Master/50, Manuel Garcia chamou a si o título no Master/60, João Fonseca Lopes conquistou a corrida no Master/40 (masculina) e Celeste Garcia venceu a competição feminina no Master/40, sendo que na prova paralímpica dos 10 quilómetros Carlos Araújo voltou a impor a sua classe.
Fonte: Inforpress