O atleta internacional cabo-verdiano Adilson Spencer e a santantonense Edena Lima venceram hoje a IX edição da Corrida da Liberdade nos 15 quilómetros, realizada pela autarquia praiense, com partida no Platô e meta no Largo Estádio da Várzea.


A prova masculina foi praticamente dominada do início ao fim pelo internacional Adilson Spencer, pois que apenas nos primeiros quilómetros teve a vitória ameaçada, mas desde que tomou a dianteira em Chã d’Areia, comandou a corrida para cortar a meta com o tempo de 33 minutos e 55 segundos.
O segundo lugar foi alcançado pelo atleta do Atlético de São Vicente, Emanuel Silva, tendo relegado Danilson Pereira, fundista santiaguense da “Emicela Team Cabo Verde” para o terceiro lugar.
O vencedor da prova disse que se preparou para regressar ao título e que não sentiu grande ameaça da concorrência, asseguando que cortou a meta com “muita frescura”.
Adilson Spencer afirmou que vinha se preparando com muita intensidade para esta prova e que os resultados já estão à vista, tendo entretanto elogiado a prestação dos restantes atletas.
Em feminina, a grande vencedora foi a santantonense radicada na Cidade da Praia, Edena Lima, atleta que surpreendeu a internacional Crisolita Rodrigues, pois venceu a prova com o tempo de 68 minutos e 34 segundos.
Aleida Santos, de São Vicente, fechou o pódio da consagração feminina.
Já em veteranos, o militar João Fonseca ganhou a prova masculina com o tempo de 51 minutos e 37 segundos.
A nível paralímpico, o internacional cabo-verdiano e experiente atleta Carlos Araújo ganhou a prova com a marca de 50 minutos e 43 segundos.
A IX edição da Corrida da Liberdade contou com o concurso dos melhores atletas cabo-verdianos residentes da actualidade e de um grande número de populares da Marcha/Corrida Massiva.
Fonte: Inforpress