A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago realiza sábado, a sexta edição da “Kurida na Bersu”, prova instituída em 2012 para assinalar as festividades de “Nhu Santu Nomi” e do Município, celebradas a 31 de Janeiro.


Com partida na Rotunda Terra Branca e meta no Pelourinho na Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, a “Kurida na Bersu” (Corrida ao Berço) conta com a parceria técnica da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) e da Direcção-Geral dos Desportos e vai ser disputada em masculinos e femininos.
Para além desta prova, aberta a todos os atletas federados, a organização realiza uma corrida de fundo municipal, exclusivamente virada para atletas do município da Ribeira Grande de Santiago no itinerário São Martinho Grande/Cidade Velha, como forma de incentivar os ribeira-grandenses para a prática do atletismo.
Ao que apurou a Inforpress, os atletas de elite de Cabo Verde residentes em Santiago já confirmaram a sua participação nesta prova, cuja inscrição encontra-se aberta nos Paços do Concelho da Ribeira Grande ou na sede da FCA, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, Cidade da Praia.
A organização afirma ter tudo a postos para a realização da prova, nos escalões masculinos e femininos, estando assegurados prémios para os três primeiros classificados de cada categoria.
O vereador do pelouro do Turismo, Cultura e Economia Municipal desta autarquia, Domingos Mendes, esclarecera a Inforpress que actividades comemorativas iniciaram a 03 do corrente e decorrem praticamente durante todo o mês, tendo como ponto alto o Festival de Santo Nome, nos dias 28 e 29 na Ribeira da Cidade Velha e a sessão solene no dia 31, seguido de um mini-festival no Largo Pelourinho.
Fonte: Inforpress