O atleta Adilson Spencer, da Boa Vista, triunfou hoje em São Vicente, com o tempo de 27’e 35”, na prova nacional de oito quilómetros com que o clube desportivo Cantareira do Monte Sossego decidiu homenagear a atleta Crisolita Rodrigues.


A prova assinalou o 30º aniversário do popular clube da localidade do Monte Sossego (ilha de São Vicente) e, na classe feminina, em igual percurso, a vencedora foi Aleida Santos, actual campeã de Cabo Verde nos cinco mil metros pista.
Crisolita Rodrigues, por seu lado, a homenageada do dia, também participou na prova, mas teve que se contentar com o segundo lugar, até porque sentiu-se mal ao longo do percurso.
A organização explicou que a ansiedade e a emoção pela homenagem “atrapalharam” Crisolita no decorrer da prova, daí o desfecho, ela que “tanto queria oferecer o primeiro lugar” ao Cantareira, segundo a mesma fonte.
Antes da corrida principiar, Crisolita Rodrigues revelava satisfação por ser alvo de uma homenagem na sua zona e, mais importante, “homenageada em vida”, como sintetizou.
Por seu lado, Adilson Spencer, o vencedor, que comandou a prova do início ao fim, explicou que mais do que vencer, o importante foi participar na homenagem a uma “grande atleta e amiga”, que “muito tem dado” ao atletismo cabo-verdiano.
A prova, ao todo, reuniu perto de 60 atletas das ilhas de São Vicente, Santo Antão, Santiago e Boa Vista, dos quais 17 em seniores masculinos, 07 em seniores femininos, 13 em veteranos e 19 em juniores.
Para além de troféus para os três primeiros classificados, os vencedores até o sexto classificado receberam ainda prémios monetários de 30 mil escudos, 20 mil, 15 mil, 10 mil, 8 mil e 7 mil escudos, respectivamente.
Nesta celebração dos 30 anos do Cantareira, que principiou em Abril, para além do Presidente da República que veio a São Vicente participar nas comemorações, o clube trouxe ainda à zona do Monte Sossego o grupo teatral Juventude em Marcha, de Santo Antão.
Preocupada com questões sociais inerentes à localidade do Monte Sossego, Cantareira ajudou na pintura do jardim infantil da zona.
As comemorações caminham para o fim e o programa reserva ainda, já para esta quinta-feira, 01 de Junho, uma palestra sobre doping no desporto.
Nos dias 08, 09 e 10 de Junho prevê-se a realização de um torneio internacional de veteranos com a participação de equipas do Luxemburgo, Paris (França) e Portugal, para além do Cantareira.
No dia 10 de Junho o programa encerra-se com uma noite de gala no Ponte d’Aga.
Fonte: Infopress