Os atletas Wilson Cabral de Assomada e Edena Lima de Santo Antão formam hoje os grandes vencedores da meia maratona da X edição da Corrida de Liberdade, que se realizou esta manhã, 13, na Cidade da Praia.


A Corrida da Liberdade que iniciou no Largo da Praça Alexandre de Albuquerque no Platô percorreu uma distância de 21 quilómetros, fazendo trajetória Platô, circular da Praia, aeroporto Nelson Mandela, Avenida Charles Drawin, Gamboa, Prainha, Plamarejo, Rotunda Braz de Andrade, Rotunda Terra Branca, Estádio da Várzea.
O vencedor da prova de atletismo meia maratona, na categoria de masculino, Wilson Cabral de Santa Catrina, dominou a prova desde a primeira hora, razão porque manifestou-se realizado após cortar a meta de chegada.
“Esta vitória é fruto de muito esforço e de muito treino. Esta é a primeira vez que participo numa competição de meia maratona, mas já estou a pensar em participar na prova de Canárias”, disse o atleta que recebeu o prémio no valor de 160 mil escudos.
Na categoria feminina meia maratona, o primeiro lugar foi para Edena Lima de Santo Antão, que vem somando troféus nos últimos tempos pelo esforço que vem efectuando no atletismo.
“Comecei a dominar a prova desde a primeira hora, pelo que não tive qualquer problema. Estou a ganhar, mas preciso de uma adversária mais bem treinada para podermos competir e saber qual a minha real situação”, disse.
Na meia maratona o troféu de segundo lugar para categoria masculino foi para Ruben Sança com o prémio de 100 mil escudos, de Estados Unidos da América e o terceiro lugar para Euclides Varela representando França, com o premio de 50 mil escudos.
Na categoria feminina o segundo lugar foi para Crisolita Rodrigues, atleta de São Vicente com o valor de cem mil escudos e terceiro lugar para a atleta da ilha do Sal, Elisabete Reis com 50 mil escudos.
Na prova atletismo 10 quilómetros, os vencedores na categoria masculina foram Joaquim Fortes da ilha Brava no 1º lugar, Moniz de Santa Cruz em 2º Lugar e Edmar Andrade de Picos no terceiro lugar.
Na categoria feminina os vencedores foram Aleida Santos de São Vicente e Natalina Vitorino de Achada Lém.
Na prova dos 10 quilómetros, o vencedor leva 25 mil escudos e os cadeirantes levam 10 mil.
Para além das corridas participaram no evento um grupo de pessoas de terceira numa caminhada com trajectória Platô/Estádio da Várzea.
A X edição da Corrida da Liberdade contou com a presença de grandes figuras do desporto internacional como José Augusto, António Simões e Hilário da Conceição e o defesa Miguel.
O evento mobilizou cerca de 10 mil pessoas e um orçamento à volta dos 18 mil contos para o evento.
A X edição da Corrida da Liberdade, que acontece por ocasião do Dia da Liberdade e Democracia, 13 de Janeiro, este ano homenageou os 160 anos da elevação da Praia à categoria de cidade.
inforpress