O Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, acolhe hoje e domingo a 2ª Edição do Campeonato Nacional de Pista Juvenis (U18) em Atletismo, envolvendo uma centena de atletas das 11 regiões desportivas do país.


Segundo apurou a Inforpress junto da FCA, a prova organizada pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) vai ser disputada em masculinos e femininos nas distâncias dos 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros e de campo salto em comprimento e lançamento de peso, tendo como a grande novidade o regresso da estafeta olímpica (4x 100, 4×200, 4×300 e 4×400).
Desta edição sairá a pré-selecção que representará Cabo Verde na categoria, ainda, na presente época, nos eventos internacionais como nos Jogos das Ilhas de Sicília (Grécia), Jogos da CPLP de São Tomé e Príncipe, Jogos Africanos da Juventude, em Argel (fase qualificação), Campeonato U-20 da CEDEAO & Região 2 de Acra e nos Jogos Olímpicos de Buenos Aires (Argentina).
A realização do Campeonato Nacional Juvenis (U18) em Atletismo afigura-se como uma recomendação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), virada para o incentivo e promoção do Atletismo, a partir das bases em escalões de formação.
Denominado “Escolas Juvenis da IAAF” este programa tem a particularidade de incutir o gosto e prazer pela prática do atletismo no seio das camadas juvenis, ao mesmo tempo está-se a prevenir os jovens atletas para grandes males sociais, como a delinquência, que assola alguns países membros nessa faixa etária.
Neste nacional a FCA vai aproveitar a presença de especialistas portugueses da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para testar os novos equipamentos técnicos para a precisão dos tempos dos atletas.
Inforpress