O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, é aguardado hoje na Iª edição do “Run 24:1”, evento promovido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 24 cidades do mundo, em comemoração ao Dia Mundial da Corrida.


Segundo a Câmara Municipal da Praia, uma das instituições que organiza o certame na capital cabo-verdiana, juntamente com a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo (FCA) e o Ministério do Desporto, a concentração está aprazada para às 16:00, na Rua Pedonal, no Platô, com passagem pela Avenida dos Combatentes, Avenida da Cuba e meta na zona requalificada da Kebra Canela, com actividade de “Mexe Mexê”.
De acordo com a determinação da IAAF, a corrida tem que contar “no mínimo” com mil participantes, incluindo alunos das escolas secundárias da Cidade da Praia, sendo que a partir do limite de 1000 participantes exigidos a inscrição será livre para todas as pessoas.
O vereador do desporto da câmara da Praia, José Eduardo dos Santos, observou que a Cidade da Praia foi escolhida pelo “prestígio” que tem tido na organização de “grandes de eventos” desportivos, destacando a Corrida da Liberdade, que vem sendo realizado há dez anos.
“Ao sermos escolhidos não poderíamos deixar passar esta oportunidade de acolher na nossa cidade um grande evento mundial. A IAAF tem mais de 100 associados e entre esses escolheram 24 federações nacionais para acolher este evento”, regozijou-se o autarca.
A prova vai ter transmissão directa nas 24 cidades, em 15 fusos horários diferentes, através de uma plataforma digital criada pela IAAF.
Para o sucesso desta prova no país, o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) Alfa Djaló disse que a federação nacional da modalidade esteve em parceria com a Câmara Municipal da Praia e o Governo a encetar contactos junto de escolas secundárias para a promoção deste evento de cariz mundial.
“Esperamos corresponder às expectativas que a IAAF está a depositar na nossa cidade”, perspectivou o secretário-geral da FCA.
Inforpress