O atleta Wilson Cabral, da Emicela Team Cabo Verde, foi eleito Atleta do Ano, na segunda Gala do Desporto de Santa Catarina 2018, realizada sexta-feira, na cidade de Assomada, juntando esta distinção ao prémio de Atletismo Resistência Masculino.


Organizada pelo pelouro da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Santa Catarina, a gala teve como palco o Auditório do Liceu Amílcar Cabral e cumpriu um minuto de silêncio em memória de um jovem do desporto de Pedra Barro, falecido na semana passada.
O certame, que decorreu sob o lema “Menos Álcool, Mais Desporto” e com animação de artistas locais, ficou ainda marcado por uma homenagem ao antigo futebolista Alcides Borges “Tchidy”, considerado o impulsionador do desporto paralímpico em Santa Catarina, com o Prémio Mérito Municipal.
Ainda nesta categoria, José Miranda (levantamento de peso) foi eleito Atleta Paralímpico do Ano, um prémio entregue pelas mãos do atleta paralímpico Gracelino Barbosa, campeão do mundo nos 60 metros barreiras, que pediu mais inclusão e acessibilidades aos deficientes, referindo-se ao auditório que ainda não tem rampas.
Na ocasião, a Associação do Desporto Adaptado e Cultural de Santa Catarina foi contemplada com um cheque da Clínica Sodente, cujo valor não foi revelado.
O outro reconhecimento foi para Heleno Vicente com o Prémio Figura Desportiva do Ano e a jovem Ludmila Varela (Voleibol) foi agraciada com o Prémio Mérito Desportivo do Ano. O Prémio Careira foi atribuído a Nelson Varela e o Prémio Inclusão Social a Patrícia Neves.
Além de Wilson Cabral, vencedor da corrida de 23 km em Lazarote, Espanha, que levou dois prémios para casa, quem ganhou foram os atletas de Nhagar, que levaram para casa prémios em várias modalidades.
No sector masculino, os vencedores foram Evandro Lopes Tavares (Miss Fitness), João Moreira (Karaté), Carlos Silva (Andebol), Wilson Cabral (Atletismo) Keveny Correia (Velocidade), Ailton (Futsal), Elvin Alvarenga (Voleibol), Helton James (Basquetebol) e Anilton Monteiro (Futebol).
Já nas modalidades do feminino, Nádia Terosier que é Miss Fitness Santa Catarina pelo terceiro ano consecutivo foi mais uma vez eleita Miss Fitness, Emilize saiu vencedora no Karaté e Dara da Lomba, no Andebol.
O prémio de Atletismo Resistência Feminino foi para Ariana Tavares e o de Atletismo Velocidade foi atribuído a Aline Fernandes. Janice Oliveira foi eleita melhor Atleta Feminino do Ano em Voleibol; Suzete Oliveira no Futsal, enquanto Zidania Ribeiro vence pelo segundo ano no Basquetebol.
O galardão Equipa do Ano recaiu sobre a equipa de futebol Grémio de Nhagar, que milita no primeiro escalão do campeonato de Santiago Norte, Melhor Treinador foi para Fábio da Lomba (Basquetebol), Jovem Revelação 2018 foi para Leiviny Correia, Dirigente do Ano – Gerson Melo, do Clube Esperança do Futsal, Árbitro do Ano para a dupla Fábio Martins e Jairson Pinto (Andebol).
O Prémio Jornalismo/Comunicação Social ficou pelo segundo ano com a Rádio e Televisão Cabo-verdiana (RTC) e o Prémio Empresa Amiga do Desporto foi atribuído a CV Telecom.
No final da gala, em resposta às reivindicações das equipas, dirigentes e atletas, que pediram mais apoio ao desporto, o edil, José Alves Fernandes, disse que a sua equipa tem apoiado “afincadamente” as “estrelas santa-catarinenses” que têm vindo a projectar-se na constelação maior do desporto nacional e internacional.
O autarca afirmou ainda que uma das principais prioridades da sua equipa é relevar o Desporto, não só na sua componente física, mas, principalmente, no que ele comporta em matéria de inclusão social.
Na ocasião, prometeu para 2019, o arranque do novo Estádio Municipal em Achada Falcão, o arrelvamento do campo de Chã de Tanque, o arranque das obras do campo de futebol relvado em Ribeira da Barca e em Rincão e ainda a requalificação de placas desportivas em várias localidades.
O edil congratulou-se com o facto de nos últimos dois anos aquele município do interior de Santiago ter vindo a recuperar o seu historial em termos da dinâmica desportiva, com o atletismo em alta, com santa-catarinenses a subirem aos pódios nacionais e internacionais.
A Gala do Desporto de Santa Catarina tem como objectivo reconhecer todo o trabalho que os atletas e desportistas têm feito em prol do desenvolvimento do desporto em Santa Catarina, e realiza-se durante a época desportiva de cada ano.
Inforpress