O Campeonato Nacional de Atletismo de Pista em sub-18 e sub-20 realiza-se nos dias 04 e 05 de Maio no Estádio Nacional, em Achada São Filipe, envolvendo uma centena de atletas em representação de todas as 11 regiões desportivas.


De acordo com o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Alfa Djaló, desta terceira edição do nacional de pista em sub-18 e sub-20 sairá a selecção cabo-verdiana que deverá representar o país nos Jogos das Ilhas, previstos para meados de Maio, na ilha de Córsega, Itália.
A prova vai ser disputada nos 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros (pista), salto em comprimento e lançamento de peso, e ainda na Estafeta Olímpica (4X 100/200/300/400) em masculino e feminino.
A realização de campeonatos nacionais desta índole, segundo a FCA, decorre da recomendação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e que se destina a incentivar e promover a modalidade, a partir das bases em escalões de formação.
Este programa denominado “Escolas Juvenis da IAAF” visa incutir o gosto e prazer pela prática do atletismo no seio das camadas juvenis, ao mesmo tempo que pode ser usado para prevenir os grandes males sociais, sobretudo no combate à delinquência nessa faixa etária.
Inforpress