Os atletas Etelvina Reis (Santo Antão) e Kelton da Lomba (Santiago Norte) sagraram-se hoje campeões de Cabo Verde em juvenis (sub-20) nos 3000 metros feminino e masculino, durante a III edição do Nacional que aconteceu no Estádio Nacional.


O Campeonato Nacional de Atletismo de Pista em sub-18 e sub-20, que aconteceu durante dois dias (04 e 05) no Estádio Nacional, em Achada São Filipe, envolveu uma centena de atletas em representação de todas as 11 regiões desportivas.
Na prova feminina dos 200 metros, Adriana Almeida da ilha do Sal sagrou-se campeã nacional, enquanto que no masculino a medalha de primeiro lugar foi para Marcelo Gomes também da ilha do Sal.
Na categoria dos 800 metros, a atleta Jussara Xavier de Santiago Sul conquistou o título e Rafael Alves de Santo Antão foi o primeiro a cortar a meta nesta categoria.
Foram ainda disputadas as provas de 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000 metros (pista), salto em comprimento e lançamento de peso, e ainda na Estafeta Olímpica (4X 100/200/300/400) em masculino e feminino.
A realização de campeonatos nacionais desta índole, segundo a FCA, decorre da recomendação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e que se destina a incentivar e promover a modalidade, a partir das bases em escalões de formação.
Este programa denominado “Escolas Juvenis da IAAF” visa incutir o gosto e prazer pela prática do atletismo no seio das camadas juvenis, ao mesmo tempo que pode ser usado para prevenir os grandes males sociais, sobretudo no combate à delinquência nessa faixa etária.
De acordo com a organização, desta terceira edição do nacional de pista em sub-18 e sub-20 sairá a selecção cabo-verdiana que irá representar o país nos Jogos das Ilhas, previsto para meados de Maio, na ilha de Córsega (Itália).
Inforpress