O Campeonato Nacional de Basquetebol previsto para arrancar esta sexta-feira,29, na cidade da Praia, vai ser adiado devido à indisponibilidade financeira para arcar com os custos para a competição. Quem admite é a própria Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), que aponta também o não desbloqueio da verba por parte da Direcção-Geral do Desporto, inserido no contrato-programa.


Num comunicado enviado a todas as associações regionais da modalidade e dirigentes, a FCBB diz que esteve reunida de urgência para analisar todo o processo relativo aos preparativos para a realização do campeonato nacional da presente época. Decidiu adiar a data da realização da mesma, porque não há de disponibilidade financeira na tesouraria da FCBB que permite arcar com as despesas inerentes à realização do campeonato.
“A situação resulta do não desbloqueio, até ao momento, da verba destinada à FCBB por parte da Direcção Geral dos Desportos, apesar do contrato-programa ter sido negociado e assinado há mais de três semanas. Mas há ainda um outro problema: a inexistência de crédito por parte da FCBB junto das instituições que apoiam na logística necessária para a realização do campeonato, devido ao acumular de dívidas não liquidadas, algumas remontam ao ano de 2011", diz o comunicado da nova direcção, que assegura que tudo fará para recuperar o crédito perdido junto destas e outras instituições .
Contudo, a FCBB garante que está engajada para ultrapassar estes constrangimentos e realizar o campeonato nacional. Por isso, pede a compreensão dos clubes solicitando-os o seu comprometimento no sentido “de apoiar a FCBB com propostas para a indicação de uma nova data para realizar o campeonato nacional, em que fique salvaguardado os interesses de todos”.
Fonte: asemana