A selecção cabo-verdiana de basquetebol venceu esta tarde a sua congénere da Guiné Conacri, em Bamaco (Mali), por 62-56 em jogo da terceira e última jornada da primeira fase de qualificação da Zona II para o Afrobasket’2017.


Em partida realizadano“Palais des Sports Salamatou Maiga”, na capital maliana, a equipa de Cabo Verde conseguiu a sua primeira vitória ao cabo de três jogos e quebrou a invencibilidade dos guineenses que vinham de duas vitórias ante o Mali e Senegal.
Nesta partida Cabo Verde entrou a perder no primeiro período (14-17), mas deu a volta no marcador para vencer o segundo período (17-10), pelo que ao intervalo levava uma vantagem, de quatro pontos (31-27).
No terceiro período a formação da Guiné Conacri voltou a tomar dianteira ao vencer por 17-10 pelo que o quarto e último período foi determinante para a primeira vitória dos Tubarões Azuis, comandados por Emanuel Trovoada “Mané” nesta prova (21-12).
A primeira fase de qualificação da Zona II encerra-se ainda hoje com o Senegal a defrontar os anfitriões do Mali, duas equipas que somam uma vitória cada sobre Cabo Verde e uma derrota cada diante da Guiné Conacri.
Terminada a primeira fase, a segunda parte deste torneio de qualificação vai ser disputada de 24 a 26 do corrente em Dakar (Senegal).
De acordo com o calendário, Cabo Verde joga a 24 com o Mali, a 25 com Senegal e termina o ciclo a 26 frente a Guiné Conacri.
Os dois primeiros classificados do cômputo geral deste torneio qualificam-se para o Afrobasket’2017, prova a ser realizada de 19 a 30 de Agosto em Congo Brazzaville.
Fonte: Inforpress