A selecção cabo-verdiana de basquetebol, sénior masculina, enfrenta esta tarde em Dakar (Senegal), a sua congénere do Mali em jogo inaugural da segunda fase do torneio de qualificação da Zona II para o Afrobasket’2017.


Terceiro classificado com quatro pontos, Cabo Verde entra em campo com o propósito de anular a desvantagem consentida em jogo da primeira fase realizada em Bamaco, Mali, equipa que por sinal lidera o grupo com cinco pontos, fruto de duas vitórias e uma derrota.
Em jogo da semana passada, o Mali contou com o factor casa para levar de vencida a equipa crioula por 61-54, pelo que não obstante as contrariedades dos últimos dias marcadas pelo regresso de Joel Almeida à sua equipa profissional em Espanha, Cabo Verde continua focalizado na sua qualificação ao Afrobasket’2017.
O outro jogo deste grupo coloca frente a frente os anfitriões do Senegal (quarto posicionado com quatro pontos) e a Guiné Conacri (segundo com cinco pontos), com a formação senegalesa a apresentar-se reforçada, em relação ao jogo de Mali.
É que a Federação de Basquetebol do Senegal reforçou o plantel com a integração de alguns profissionais que militam no estrangeiro para dar mais ímpeto competitivo à equipa, que teve uma prova longe das expectativas, marcadas por duas derrotas e uma única vitória.
De acordo com o calendário, Cabo Verde volta à quadra no sábado às 18:00 de Cabo Verde para medir as forças com o Senegal e termina a sua participação neste torneio de qualificação domingo, às 15:30 frente a Guiné Conacri.
Segundo o regulamento da FIBA, as duas equipas melhores classificadas deste grupo apuram-se para o Afrobasket’2017, prova a ser disputada de 19 a 30 de Agosto no Congo Brazzaville.
Fonte: Inforpress