A equipa do Spartak, nos escalões de sub-18 e sénior masculino, é o representante da ilha do Fogo no campeonato nacional de basquetebol nas duas categorias, que se realiza no Mindelo e na Cidade da Praia, respectivamente.


O Spartak sagrou-se campeão regional de basquetebol da época 2017, organizado pela Associação Regional de Basquetebol, sendo que a nível de sénior a formação do Spartak derrotou na noite de sexta-feira a Académica no terceiro e ultimo jogo de play-off, conseguindo assim uma vitória por 2-1, no cômputo geral.
A nível de sub-18, o Spartak derrotou no play-off a formação de Atlântico, que é vice-campeão, sendo que o Desportivo de Cova Figueira foi a equipa revelação da época, e Dido, do Spartak foi considerado o melhor treinador.
A nível de sénior a formação da Académica, que iniciou a fase de play-off com uma vitória, ocupou a segunda posição, Dido (Spartak) eleito melhor treinador, Ixo Gonçalves (Spartak) melhor dirigente, medalha de mérito foi para a escola Maruca e o monitor Carl Depina, melhor arbitro Danilo Dinis.
As provas nacionais decorrem de 18 a 22 de Julho em São Vicente, na categoria de sub-18, e de 24 a 28 de Julho na Cidade da Praia, na categoria de sénior.
O campeonato regional de basquetebol, sub-18 e sénior, masculino, contou esta época com equipas dos três municípios da ilha do Fogo.
Fonte: Inforpress