A equipa do Bairro, detentora do título nacional de basquetebol sénior masculino, está “indignada” com o facto de a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol ter iniciado, segunda-feira, o campeonato nacional sem a sua participação na qualidade de campeã em título.


Em comunicado de imprensa, a direcção da Associação Desportiva do Bairro reclama o facto de a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) iniciar a prova, quando o clube espera pelo recurso nesse sentido, apresentado pela Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul junto do Conselho de Jurisdição.
A direcção do Bairro diz desconhecer as razões do seu afastamento e exclusão do campeonato nacional, ressalvando que “a não ser reparado o erro, constituir-se-á numa total falta de respeito pela equipa campeã em título”.
Considera que, por mérito próprio e nos termos estatutários, a equipa tem direito a defender o título, como tem sido prática corrente nos últimos anos, e deixa claro que “está na disposição de tudo fazer, para defender os direitos dos seus atletas e adeptos e, naturalmente, o basquetebol”.
“A actuação da FCBB é injustificável porque sendo um órgão que deve pautar a sua actuação pelo cumprimento das normas estatutárias e regulamentares, nunca deverá ceder a pressões legítimas”, lê-se no documento divulgado na noite de segunda-feira.
O clube bairrense, bi-campeão de Cabo Vede, solicita um pronunciamento da FCBB e das autoridades com responsabilidades em matéria desportiva”, alegando tratar-se do terceiro afastamento da sua equipa, em cinco anos, administrativamente.
Por tudo isto, o presidente da direcção, Carlos Castro Teixeira, vai anunciar as medidas que irá adoptar, em conferencia de imprensa agendada para as 10:30 desta terça-feira, na sua sede no Bairro Craveiro Lopes.
Já na sua primeira reacção pública, o presidente da FCBB, Mário Correia, afirmou que a instituição limitou-se a cumprir os novos regulamentos aprovados a 21 de Janeiro em assembleia-geral, pela anterior direcção e que aguarda ainda pelo resultado do recurso apresentado pelo Bairro.
O Nacional de basquetebol iniciou segunda-feira à noite, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, e conta com o concurso de seis campeões regionais em representação de Santiago Sul, São Vicente, Santo Antão, Sal, Santiago Sul e Fogo.
Fonte: Inforpress