A questão do profissionalismo foi debatida hoje, na Cidade da Praia, num encontro promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) e que contou com a participação de alguns internacionais e profissionais cabo-verdianos da modalidade.


“A transição para o profissionalismo vindo de um contexto amador” foi tema apresentado no Gimno Desportivo “Vává Duarte”, antecedendo à final do campeonato nacional de basquetebol entre Seven Stars da Praia e Académica do Mindelo.
Um dos oradores do encontro e internacional cabo-verdiano, Ivan Almeida, disse que com este debate está-se a dar o primeiro passo para criação de condições no sentido do basquetebol caminhar para o semiprofissionalismo e depois profissionalismo.
“Este encontro é o primeiro e um grande passo para o profissionalismo. Vamos ter que ir por etapas. Por isso é que há uma fase de transição do amadorismo para o profissionalismo”, sublinhou o internacional cabo-verdiano e profissional de basquetebol em França.
A fase de transição do amadorismo para o profissionalismo deve ser analisada de forma que seja compreendida em termos de experiências e de mudança, salientou o orador.
“Por isso é que estamos a transmitir a nossa experiência internacional, enquanto profissional de basquetebol de forma a ajudar Cabo Verde a evoluir a nível desta modalidade”, disse Ivan Almeida.
Durante o encontro “A transição para o profissionalismo vindo de um contexto amador” participaram ainda como oradores Kevin Coronel, Rodrigo Mascarenhas.
Fonte: Inforpress