A selecção de Cabo Verde de basquetebol pretende deslocar-se a Tunísia para participar num torneio internacional que se realiza de 20 a 24 de Junho, de forma a responder a um convite dos campeões africanos da modalidade.


A informação foi dada à Inforpress pelo seleccionador nacional da modalidade, Emanuel “Trovoada” Mané, que considera “muito prestígio” para Cabo Verde ter sido convidado para participar numa prova desta envergadura, levada a cabo pela Tunísia, que detém o título africano em sénior masculino.
O timoneiro da equipa nacional, o grande obreiro da conquista da medalha de bronze por Cabo Verde no Afrobasket, disputado em Angola, entende que Cabo Verde deve fazer esforços na busca de patrocínio para poder ter os seus atletas entre os melhores da África.
De resto, afirma que este convite simboliza o reconhecimento do potencial cabo-verdiano e uma oportunidade para a aproximação entre as federações dos dois países, alegando que não é todos os dias que uma campeã d’África convida Cabo Verde para uma prova internacional.
Por isto, disse que Cabo Verde deve preparar-se para beber da experiência que o basquetebol tunisino tem em África para melhorar o nível competitivo da modalidade em Cabo Verde, através da participação das selecções masculina (sénior), sub-16 e sub-18 (masculina e feminina).
Cabo Verde e Tunísia defrontaram-se uma única vez a nível do Afrobasket, com a vitória a sorrir ao combinado crioulo por 71-52
Inforpress