O seleccionador de Cabo Verde de basquetebol, Emanuel Trovoada “Mané”, desloca-se na próxima semana a São Tomé e Príncipe, para organizar uma formação aos agentes desportivos locais, no quadro dos trabalhos preparativos para os XI Jogos da CPLP.


Segundo informações avançadas pelo director-geral dos Desportos, Anildo Santos, a República Democrática de São Tomé e Príncipe solicitou a Cabo Verde o apoio para ajudar na formação a nível do basquetebol, pelo que Emanuel Trovoada terá a missão de ajudar a organização na preparação dos Jogos, sobretudo na logística do basquetebol.
Coordenador das selecções nacionais da modalidade, Trovoada, técnico com larga experiência na formação dos atletas de basquetebol e na organização dos jogos, tem vindo a desempenhar um trabalho para a massificação das modalidades nos diversos concelhos do país,
Acredita-se que com a sua experiência, Emanuel Trovoada poderá ser uma “mais valia” para o sucesso destes jogos, onde a vertente competitiva deverá estar sempre de mãos dadas com a parte formativa baseada na solidariedade entre os povos.
Os XI Jogos Desportivos da Comunidade Desportiva da Língua Portuguesa ( CPLP) realizam-se de 21 a 28 de Julho, próximo em São Tomé e Príncipe, nas modalidades de atletismo, atletismo para portadores de deficiência, basquetebol, futebol, taekwondo e voleibol de praia.
Cabo Verde já confirmou a sua participação em todas as seis modalidades, com uma caravana composta por 59 integrantes, num orçamento total de 17 mil contos.
Inforpress