O selecionador nacional de basquetebol afirmou hoje que o campeonato inter liceus de Santiago, envolvendo atletas masculinos e femininos em sub-16, permitiu buscar novos talentos, resgatar a prática do basquetebol feminino.


Emanuel Trovoada que falava em declarações à Inforpress, no âmbito da realização da final do campeonato de basquetebol inter liceu realizado este sábado na cidade da Praia, disse que os resultados alcançados foram bastante satisfatórios, tendo considerado a iniciativa como importante para a promoção da modalidade.
“Queremos com esta iniciativa ir buscar novos talentos para as nossas competições e conseguimos, é uma grande detecçao de talentos sem dúvidas alguma e com ajuda dos professores, coordenadores patrocinadores”, asseverou, defendendo a necessidade de se repensar as estratégias visando melhorar essa competição.
Conforme disse, as melhores equipas da Cidade da Praia conseguiram para essa época desportiva, levar para seus clubes atletas talentosos que participaram na referida competição que teve no total 14 jogos.
“Tivemos esses ganhos com a participação desses 12 liceus, conseguimos ir buscar cerca de 16 atletas que já estão inscritas na competição, todas essas equipas que estão a jogar nesses escalões foram buscar meninas que participaram nesta competição, para nós é uma grande alegria”, referiu.
Segundo avançou o selecionador nacional, a Federação Cabo-verdiana Basquetebol (FCB) já realizou encontros com os coordenadores no sentido de delinear estratégias para a competição deste ano desportivo, ajuntando que pretendem premiar no final do ano escolar o melhor aluno visando incentivar os atletas.
Adiantou ainda que em finais de Junho pretendem promover um campo de férias como forma de reconhecer o trabalho dos atletas não federados para os incentivar continuar a trabalhar e melhorar as técnicas da referida federação.
No dia 27 de Março celebra-se o dia da Mulher Cabo-verdiana e a FCB, realçou Emanuel Trovoada, destaca o papel que as mulheres têm desempenhado no mundo do desporto, defendendo a necessidade de as mesmas continuarem a se impor cada vez mais na prática desportiva e que haja mais acções de promoção de igualdade de género.
Para este evento, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, presidida pelo antigo capitão da selecção nacional da modalidade, Mário Rito Correia, contou com a parceria da Ministério do Desporto e da Direcção-Geral dos Desportos.
A final do campeonato feminino e masculino foi disputada este sábado, no Gimno Desportivo Vavá Duarte, pelos liceus Domingos Ramos e Cesaltina Ramos, tendo o Domingos Ramos conquistado primeiro lugar nas duas categorias.
Inforpress