A selecção cabo-verdiana de basquetebol feminina completa hoje o lote das 12 convocadas para os dois jogos de qualificação para o Afrobasket’2019 com a chegada das bases Indira Évora e Monalisa Mendes, provenientes dos Estados Unidos da América.


As duas atletas, reforços para as eliminatórias com a Guiné Conacri, são esperadas hoje, pelo seleccionador nacional António “Zóla” Moreira, para integrarem os treinos bi-diários para os jogos que se realizam a 17 e 19 do corrente no pavilhão desportivo Vává Duarte.
Indira Évora é base, no St Michael, EUA, ao passo que Monalisa Mendes desempenha o mesmo papel no Providence College, pelo que são referenciadas como mais duas atletas capazes de ajudar o combinado cabo-verdiano nos dois jogos de apuramento para o Afrobasket’2019.
Os treinos do combinado cabo-verdiano decorrem desde domingo na Cidade da Praia, quartel-general da selecção feminina, onde a equipa técnica vem trabalhando com dez convocadas, num universo de 12 basquetebolistas convocadas que evoluem nos Estados Unidos da América (sete), Portugal (três) e Cabo Verde (duas).
Os dois jogos que colocam frente a frente Cabo Verde e Guiné Conacri realizam-se às 19:00 de sexta-feira e 18:00 de domingo, todos no pavilhão desportivo Vává Duarte, numa organização da FIBA África, que determina o terceiro representante da Zona II para se juntar às selecções nacionais do Senegal e Mali no Afrobasket’2019, que se realiza em Agosto, país ainda por designar.
A equipa técnica liderada por Zóla, conta ainda com os trabalhos dos adjuntos Edmar Gomes (EUA) e Bety Costa, residente no país. O médico Dieir Andrade e o preparador físico Milton Cabral constituem o departamento clínico.
Lista das convocadas:
Jade Leitão, “cap”, Extremo, EUA
Ornela Livramento, Extremo, R I College, EUA
Djenifer Veiga, Poste, Portugal
Aylin Pires, Lady Rebels, Poste,  Cabo Verde
Loreta Rocha, Extremo, SNAU, EUA
Allexier Barros, Base, Gdessa, EUA
Joseana Vaz, Extremo, Portugal
Arzira Martins, Poste, Portugal
Indira Évora, Base, St Michael, EUA
Analessia Fernandes, Extremo, R.I. Collegue, EUA
Juvelina Bento, Extremo, Lady Rebels, Cabo Verde
Monalisa Mendes, Base, Providence College, EUA
Inforpress