A selecção masculina de basquetebol 3×3 iniciou o dia com uma derrota de 15-16 consentida frente ao Mali, em partida referente à segunda jornada dos I Jogos Africanos de Praia da modalidade.


Trata-se da segunda derrota do combinado cabo-verdiano masculino em outras tantas partidas, com a particularidade da selecção nacional ter desperdiçado a vitória, quando chegou a ter quatro pontos de vantagem e posse de bola que lhe permitia gerir o jogo.
O seleccionador cabo-verdiano Emanuel “Mané” Trovoada lamentou a forma como os jogadores desperdiçaram pontos nos momentos cruciais, com o agravante de terem permitido lançamentos de fora para os malianos, mas decidiu assumir claramente o preço da derrota.
Mané foi claro em explicar que “nada está perdido, porque todos passam à segunda fase”, mas realçou que Cabo Verde queria vencer para poder ter pela frente uma equipa menos forte.
Ainda assim, prometeu dar luta para que o País possa estar devidamente representado nesta montra africana, com o argumento de que as aspirações de Cabo Vede de lutar pela medalha de ouro continuam intactas.
A selecção masculina volta a competir esta tarde, desta feita, às 15:20 com a sua congénere do Gana, enquanto a equipa nacional feminina, que vem acumulando vitórias nas duas primeiras partidas, procura hoje o seu terceiro triunfo, às 16:20 na recepção ao Mali.
Já o voleibol de praia entra em cena ainda esta manhã, com a selecção cabo-verdiana feminina a procurar a sua terceira vitória consecutiva, desta feita frente ao Gana, ao passo que, precisamente à mesma hora 11:15, a selecção masculina vai defrontar o Sudão do Sul.
O futebol encerra o dia de hoje, com a selecção feminina de Cabo Verde a jogar para a medalha de ouro na final dos “play-off” com a Argélia em partida agendada para as 15:45 no “Beach Arena Soccer”, para logo de seguida a selecção masculina jogar a liderança da poule A com a selecção de Marrocos.
A II edição dos Jogos Africanos de Praia, que decorre em Santa Maria, na ilha do Sal, completa hoje o antepenúltimo e oitavo dia de competições.
A prova é realizada sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contempla 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.
Inforpress