A cidade da Praia é por estes dias a capital africana de basquetebol juvenil, com o campeonato africano masculino sub-16 que decorre desde o sábado, tendo Cabo Verde surpreendido a Argélia (3ª classificada na edição anterior) com uma vitória na raça e inspiração dos nossos jogadores que contaram com a força do público da casa. O resultado foi de 53-48 a favor dos Tubarões Azuis.


Já ontem, os comandados de Danielson "Mutombo" Miranda, que até começaram bem, foram impotentes perante a maior presença física e notória vantagem nas alturas dos nigerianos que impuseram uma contundente derrota aos jovens jogadores cabo-verdianos. A desvantagem na luta nas tabela foi um obstáculo demasiado difícil para os nossos briosos atletas conseguirem superar. O resultado espelha o que se passou na quadra, 64 x 39 a favor dos nigerianos.
A seleção cabo-verdiana não terá vida fácil no seu próximo compromisso esta segunda-feira ante o super favorito e três vezes campeão deste torneio, o Egito que venceu as suas duas partidas anteriores ( sobre a Nigéria e... 86 x 61 contra a Angola). É logo mais às 19h30 no Gimno Desportivo Vavá Duarte. Todos os jogos têm transmissão direta no canal youtube da FIBA Basketball.
Posicionado num grupo complicado juntamente com o Egito, Angola, ambos campeões africanos neste escalão,, mais a Nigéria e a Argélia, a seleção cabo-verdiana está bem posicionada para ser uma das quatro seleções a qualificar-se para a fase seguinte, podendo bastar mais uma vitória numa das duas partidas seguintes, o grande problema é que joga contra os adversários teoricamente mais fortes, Egito, hoje, e Angola.
DGD