A selecção nacional feminina da Nigéria venceu o Senegal na noite deste domingo por 60-55 na final da 26ª edição do Afrobasket, prova na qual Cabo Verde falhou o alvo ao ficar fora dos oito primeiros classificados.


A selecção nigeriana, que acabou por somar vitória em todos os jogos do Afrobasket’2019, foi a mais esclarecida nesta final ao vencer os três primeiros períodos pelos parciais de 10-14, 14-18 e 13-16, tendo perdido apenas o quarto e último período pelos parciais de 18-12.
Já no jogo para a atribuição do terceiro lugar, o Mali conquistou a medalha de ouro ao bater a sua congénere de Moçambique por 66-54, ao passo que a equipa nacional de Angola assegurou o quinto posto ao levar de vencido o seu similar da RD Congo por 68-48.
Enquanto isto, o Egipto classificou no sétimo lugar ao derrotar a Costa do Marfim (oitavo), opor 62-58.
Cabo Verde, que esteve à beira de atingir as-meias-finais, terminou a prova com uma vitória diante do Quénia e duas derrotas frente a Moçambique e RD Congo, acabou por juntar-se às equipas nacionais da Tunísia, Camarões e Quénia com prestação além dos oito primeiros.
Inforpress