A Associação Veteranos da Praia em basquetebol realiza a partir de sexta-feira, 25, até domingo, 27, no pavilhão Vavá Duarte, na cidade da Praia, um torneio nacional da categoria para homenagear os antigos jogadores.


Segundo uma nota de imprensa, entre os homenageados estão o actual primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro da Indústria e Energia, Alexandre Monteiro, e o vereador da Câmara Municipal da Praia, António Silva (Tober).
O objectivo dessa iniciativa é também dar a conhecer ao público jovem as velhas glórias do basquetebol cabo-verdiano, promover o intercâmbio desportivo, incentivar a prática da modalidade, assim como criar um maior envolvimento entre o público e a modalidade.
Para além das partidas de basquetebol entre as equipas da Praia, São Vicente, Sal e Santiago Norte constam na agenda deste evento homenagem aos atletas de 1972 a 1975, concurso de conhecimento sobre factos do basquetebol nacional e internacional, concurso de lançamento de três pontos e um jantar convívio.
O basquetebol começou a ser praticado em Cabo Verde a partir de 1973/74, abrangendo um grupo restrito de praticantes e alcançou a sua popularidade alguns anos após a independência nacional, em 1975.
Em 1981, seis anos após a independência, formou-se a primeira selecção nacional de basquetebol que participou no seu primeiro torneio regional realizado em Nouakchott na Mauritânia.
A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) foi fundada em 1986 e em 1988 afiliou-se à federação internacional de modalidade.
Inforpress