A família Constantino e amigos realizam no próximo dia 23 de novembro, no Gimno Desportivo, um evento em homenagem àquele que foi o rosto do desenvolvimento do basquetebol cabo-verdiano, antigo quadro da Direção Geral do Desporto e selecionador cabo-verdiano de basquetebol.


Para além de partidas de minibasquetebol e entre uma equipa mista de Velhas Guardas e a Associação Veteranos da Praia, antecipado de uma receção e discursos de homenagem com um representante dos familiares, o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire e o Presidente/Comandante Pedro Pires, a família do saudoso irá receber as condolências no local do evento.
Confira o quadro da programação nas fotos
Sobre o homenageado:
Nascido em Dakar, Senegal, a 12 de dezembro de 1938, Claude Constantino faleceu a 29 de outubro ultimo, no Senegal onde vivia nos últimos anos.
Filho de país cabo-verdianos, Constantino passou a sedear-se em Cabo Verde a partir de 1987, tendo-se distinguido como alto dirigente desportivo e treinador. Como selecionador nacional conduziu Cabo Verde à conquista do seu primeiro troféu internacional em qualquer modalidade coletiva, no Torneio da Zona II, na cidade da Praia em 1996.
Constantino foi em seu tempo, um exímio jogador, a crescer em Dakar, tendo depois, a partir de 1965, feito a sua formação de conselheiro desportivo e instrutor de Educação Física e dos Desportos, para além de treinador de 3º Grau em Paris. A sua expertise e liderança foram muito valiosos para a fundação de uma base sustentável para o desenvolvimento do basquetebol em Cabo Verde.
De recordar que em 2018 o saudoso viria a ser reconhecido com o segundo grau de Medalha de Mérito Desportivo pela dedicação e entrega à causa do desenvolvimento de basquetebol em Cabo Verde. Medlaha essa entregue pelas mãos do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.
Ainda em 2007, o então Presidente da República, Pedro Pires, o galardoara com o primeiro
grau da Ordem do Dragoeiro.
dgd