A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) decidiu aproveitar o período de quarentena durante o estado de emergência para a realização de uma teleformação para os treinadores, a partir de casa, ministrada pelo técnico espanhol Jaume Ponsarnau.


Segundo apurou a Inforpress, para esta formação a FCBB conta com a parceria do Clube Valência Basket, de Espanha, que aborda temática como “Defesa do bloqueio directo ou ‘pick and roll’”, sendo que os interessados podem acompanhar esse ‘clinic’ de basquetebol através do site do youte/valenciabasketclube.
Pretende-se com esta iniciativa a partilha de conhecimentos com os colegas treinadores, para aprenderem outros conceitos, de forma a contribuir para a melhoria  do basquetebol cabo-verdiano.
Jaume Ponsarnau é referenciado como um renomado treinador, actualmente no clube profissional Valência Basket, tendo desempenhado anteriormente o cargo  Liga Espanhola e adjunto da selecção espanhola.
O Valência e a FCB já gozam de uma parceria conjunta o que fez com que o seleccionador nacional Emanuel Trovoada participasse num estágio neste clube europeu.
SR/AA
Inforpress