Vladine Biosse, conhecido no mundo de boxe por “Mr. Providence", vai ser homegeado, esta quinta-feira, dia 6, numa sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pela Câmara municipal de Santa Catarina.


A homenagem está enquadrada nas comemorações do Dia Mundial da Actividade Física.

“A Câmara Municipal, quer certificar formalmente o reconhecimento de Santa Catarina ao cidadão Vladine Biosse, natural de Achada Galego e residente nos Estados Unidos da América, pelo seu mérito enquanto desportista e por prestigiar o nome do Município e de Cabo Verde além-fronteiras”, informa a Câmara de Santa Catarina.

Durante a tarde irá ter lugar um Torneio de Boxe/Sparring, na Praça Central de Assomada, com a presença do atleta.

Biosse emigrou-se para os Estados Unidos (Providence RI) com 13 anos. Terminou os estudos na Universidade de Rhode Island, onde praticou football (Americano), Basquetebol e atletismo.

Como profissional, o pugilista, de 34 anos, já teve 15 vitórias (7 K.O), 7 derrotas e 3 empates.

Tem um recorde de 25-3 como amador, incluindo os quatro torneios no estrangeiro como membro da equipa cabo-verdiana de Boxe.

Biosse também conquistou a medalha de prata nos Jogos Africanos e qualificou para a equipa Olímpica de Cabo Verde que ia para Beijing em 2008. Devido a falta de financiamento não conseguiu competir em Beijing.