O Ministro do Desporto augurou hoje sucessos à organização da IV edição do “Combate da Diáspora em Casa”, promovido pela Federação Cabo-verdiana de Boxe, desejando sorte aos participantes e apelando muito fair play durante as competições.


Fernando Elísio Freire proferiu estas palavras após ter recebido esta tarde, no Palácio do Governo, a Comitiva da Diáspora, que se encontra em Cabo Verde para participar no referido Torneio que se realiza de 05 a 7 de julho, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na Cidade da Praia.
O titular da pasta do Desporto congratulou ainda com a iniciativa da Federação Cabo-verdiana de Boxe em realizar anualmente um torneio internacional, aqui em Cabo Verde e que reúne todos os pugilistas cabo-verdianos, residentes e na diáspora, para prestigiar o aniversário da independência de Cabo Verde.
Um projeto da Federação Cabo-verdiana de Boxe, o “Combate da Diáspora em Casa” tem como objetivos promover o desenvolvimento do Boxe Nacional, trazer para Cabo Verde, por ocasião das festividades da Independência Nacional, boxeadores na diáspora disponíveis a defender as cores nacionais, bem como revitalizar a prática do Boxe, estimulando os residentes com o contributo da diáspora.
De realçar ainda que o Torneio deste ano conta com participantes cidadãos que nasceram e vivem em Cabo Verde, mas também por cabo-verdianos que nasceram e vivem no estrangeiro, nomeadamente os representantes de Santiago Norte (Escola Berna, Santa Cruz e Escola Nelson, Tarrafal), Santiago Sul, São Vicente, Sal e Boa Vista e da diáspora de Portugal, Suíça e França.
DGD