O ciclista Emanuel Mendes de Flamengos, no concelho de São Miguel, foi o vencedor da prova de ciclismo realizada hoje no percurso Assomada/Serra Malagueta/Assomada, no âmbito das festividades de Nha Santa Catarina.


A prova, que se enquadra nas festividades do Dia da Santa padroeira Santa Catarina e do Município que comemora 184 anos no próximo dia 25 de Novembro, contou com a participação de dez ciclistas, dos vários concelhos da ilha de Santiago.
Além do ciclista micaelense que venceu, em Maio último, a prova nesse município do interior de Santiago, no âmbito das festividades do “13 de Maio”, Zé Rui ficou no segundo lugar, Carlos Mendes em terceiro, seguido de Jaquelino Rodrigues e Davilson Varela que cortou a meta em quinto lugar.
Os primeiros cinco classificados receberam prémios monetários no valor de 20.000, 15.000, 10.000, 5.000 e 3.000 escudos, respectivamente.
Já no atletismo, na prova “Resistência” no sénior masculino Edmar Andrade foi o vencedor, seguindo-se Cueni Miranda (2º), José Luís Semedo (3º), Ilídio Freire (4º) e Gil Pereira Mendes (5º).
No grupo sénior feminino Filomena Vieira ficou em primeiro lugar, seguida de Daniela Furtado (2º), Patrícia da Veiga (3º) e Artemisa da Veiga (4º).
Já no júnior masculino Paulo Júnior Vieira cortou a meta em primeiro, José Semedo em segundo, Adilson Borges em terceiro, seguido de Samuel Barros e Helton Lopes em quinto lugar.
Na equipa júnior feminina, Cíntia Borges, que pode ser desclassificada ficou em primeiro lugar e Maria da Luz Monteiro repartiu o pódio com Ariana Tavares, situação a ser resolvida esta segunda-feira.
Na vertente masculina, em todas as categorias os primeiros cinco classificados da prova receberam prémios monetários no valor de 20.000, 15.000, 10.000, 5.000 e 3.000 escudos, respectivamente, sendo que na vertente feminina os cinco primeiros receberam prémios monetários no valor de 15.000, 12.000, 10.000, 5.000 e 3.000, respectivamente.
Já na prova “Velocidade” 100 metros, Lúcio Rocha ficou em primeiro lugar, seguido de Natanaiel Lopes Pires e Gracelindo Júnior Oliveira no sénior masculino, no júnior masculino Helton Santos (1º), Leveni Correia (2º), Jercelino Fereira (3º), e  no feminino Jessara Xavier repartiu o pódio com Michaela Rodrigues e Eliane Rodrigues, recebendo um prémio monetário de 10, 8 e 5 contos cada.
Também enquadradas nas festividades do Dia do Município realizou-se uma demonstração de Karaté, na Praça Central de Assomada.
Ainda nas actividades desportivas, na modalidade Andebol US (masculino) e Picos (feminino) sagraram-se compões, seguindo-se Calheta (2º) e SOS (3º) em masculino e Calheta (2º) e SOS (3º) em feminino.
No basquetebol Assomada sagrou-se campeão tanto no masculino como no feminino. No grupo feminino Tarrafal ficou em segundo lugar e Órgãos em terceiro lugar, e no masculino Tarrafal ficou em segundo lugar e não houve disputa do terceiro lugar pela ausência das equipas.
No futebol de 11 Engenhos é o novo campeão e Entre Picos de Reda ficou em segundo lugar e por causa da ausência dos clubes não houve a disputa pelo terceiro lugar.
Nas modalidades andebol, futebol, basquetebol os vencedores receberam troféus e medalhas como prémios.
Ainda no âmbito das festividades, o polivalente de Cruz Grande acolheu hoje o mini-festival Nha Santa Catarina, que antecede o Festival de Música de Nha Santa Catarina.
No evento, que conta com a produção de António Oliveira (Frangon) e Lucilia Monteiro em parceria com a câmara municipal, vão estar em destaque Batucadeiras de Nha Santa Catarina, Boys Unidos, BSS, Johny Preta, Kelton, Krioulinha Sanches, SCC, SDD, Titi Ribada, Xibiote e Ygor Solger.
Inforpress