O Clube Desportivo Acroart é uma pessoa coletiva de natureza desportiva, recreativa, social, cultural e educativa de direitos privados, constituída sob a forma de Associação sem fins lucrativos, publicado a 21 de Julho de 2014.


Tem como objetivo principal promover e incentivar a prática do desporto, formando atletas de alto nível e cidadãos de respeito, responsáveis, determinados e sobretudo disciplinados através de atividades sociais, recreativas, educacionais, artísticas, culturais e ambientais, e da formação ética e desportiva.

O clube iniciou oficialmente suas atividades no dia 28 de Julho de 2014, com aulas de Ballet, Iniciação à Ginástica, Ginástica Acrobática, Ginástica Jovem e Ginástica Aeróbica, na Achada Santo António. Contudo, já vem realizando atividades desde 2012, dos quais dois torneios de Ginástica Aeróbica Desportiva e participação em vários outros eventos desportivos, culturais e recreativos.

Tem de momento quase 50 inscritos e já participou nas Galas do Desporto Regionais 2014 e 2015 Nacional em 2015, fez uma apresentação no Campeonato Nacional Paralímpico 2015, participou algumas vezes no programa Show da Manhã, Noite Branca 2015, III Mostra de Dança, Gamboinha 2017, festividades de 1 de Junho organizados pela CMP, dentre outras participações.

Realizou sua primeira gala de apresentação no dia 19 de Julho de 2015, no auditório nacional, sob o tema “Sonhos de Crianças”, com performances de karaté, ballet, hip hop, dança contemporânea, ginástica rítmica,aeróbica e acrobática. Esta gala teve resultados positivos e conseguiu atingir os objectivos da sua realização, superando as expectativas.

A segunda gala foi realizada a 10 de julho de 2016, no Gimno Desportivo, contando com a participação de 50 crianças do clube, com performances de ballet, hip hop, ginástica rítmica, aeróbica, acrobática e ginástica para todos. Foi um evento de sucesso, elogiado mais uma vez pela sua pontualidade, organização e qualidade das apresentações.

O clube realizou a primeira edição do torneio interno multi-disciplinar designado “Mascote Acroart”, a 16 de Abril de 2016, com a participação de 20 ginastas de 5 a 13 anos, nas disciplinas de ginástica rítmica, aeróbica e acrobática e mais 27 ginastas só a nível de apresentação / demonstração. Os resultados foram igualmente positivos e mais uma vez superando expetativas do clube e do público com excelentes resultados e feedbacks.

A nível regional participou e fez parte da organização do Torneio “Patinho Feio” de Ginástica Rítmica da Associação de Ginástica da Praia, com ginastas do escalão minis sendo todas qualificadas nos primeiros lugares, e ainda no Torneio “Fogo de Artifício” nas disciplinas de ginástica rítmica e aeróbica, conseguindo uma medalha de prata na ginástica rítmica escalão minis e qualificando nas primeiras posições todas as ginastas de aeróbica em todos os escalões. Ambos os torneios tiveram lugar na cidade da Praia em 2016.

Relativamente a participações internacionais, Acroart participou no Campo de Treino e Torneio de Ginástica Aeróbica da Zona II Africana, realizado no Senegal de 25 de junho a 4 de julho de 2016, com duas ginastas, onde Bruna Lassy se classificou em primeiro lugar e Thairine Fortes em quarto lugar na competição realizada, entre 13 ginastas de 7 países.

Em Dezembro do mesmo ano, Acroart participou no Torneio “Blume Gran Canária”, em Las Palmas com um trio do escalão Minis, um trio do escalão Benjamim e duas ginastas individuais no escalão Esperança. O clube arrecadou três medalhas de ouro e uma de prata, nas categorias em que participou.

O II Torneio “Mascote Acroart”, realizado a 22 de Abril deste ano, contou com a participação de outros grupos e escolas que praticam essas disciplinas, a fim de dinamizá- los para a prática no âmbito desportivo, dentre os quais estão o grupo Enigma e a Escola Amor de Deus.

De um modo geral, apesar de ser um clube muito jovem, tem trabalhado para mostrar qualidade e excelência e tem recebido sempre feedbacks positivos, tanto a nível de participações como a nível de organização de competições e espetáculos.

Acroart fez a primeira solicitação de afiliação na Associação de Ginastica da Praia em 2015, um ano após sua criação, quando já se encontrava formalizado e estabilizado como clube. Desde então, o clube tem sido «enrolado» por esta associação que nunca deu um feedback por escrito, alegando a desnecessidade visto o clima amigável entre ambos, sendo que quando os convém o clube é afiliado e quando não os convém o clube não é afiliado.

Recentemente, Acroart fez uma nova solicitação cuja resposta foi de que o pedido está retido e que a inscrição formal só será efetivada quando o estatuto da Associação de Ginastica da Praia for alterado de forma a permitir a aflição, pois até hoje essa associação tem funcionado juridicamente e praticamente como um clube, exceto quando recebe os apoios fornecidos às associações regionais.

Um clube jovem que tanto tem feito e cheio de vontade de crescer, não consegue avançar devido aos bloqueios da Associação de Ginastica da Praia e da Federação Cabo- verdiana de Ginastica. Pois, sem esta afiliação e o reconhecimento das disciplinas de ginástica aeróbica e acrobática pela Federação, não se consegue participar em nenhum evento ou formação oficial da Federação Internacional de Ginastica, nem se consegue apoios de entidades publicas que só são dados às associações regionais e federações para que estes possam apoiar os clubes afiliados, sabendo o quão difícil é a obtenção de apoios junto a entidades privadas na nossa sociedade para um clube como Acroart.

A disciplina de ginastica aeróbica é introduzida anualmente, desde 2012, no programa e orçamento anual da Federação Cabo-verdiana de Ginástica, para fins de obtenção de verbas junto à Direção Geral do Desporto. Contudo, nenhuma aquisição de materiais e equipamentos, nenhuma formação de treinadores ou júris, nenhuma competição internacional ou outro evento desta disciplina foi concretizada por via dessa federação. Sem satisfação, sem prestação de contas. Porque será?


A Federação Cabo-verdiana de Ginastica recebeu da representante do Clube Acroart a ideia de aproveitar o grupo de Acrobatas da Ribeira Brava da ilha de São Nicolau para expandir as disciplinas de ginastica aeróbica e acrobática, praticadas pelo Clube desde 2014, visto que essas disciplinas se aproximam à atividade que o grupo já praticava, além de criar mais uma associação de ginastica exigida pela Direção Geral do Desporto. No entanto, aproveitaram dessa ideia para «inaugurarem» a ginástica acrobática em Cabo Verde, como se esta não existisse, ignorando completamente a existência do Clube Acroart com suas disciplinas de ginástica aeróbica e acrobática, e o grupo Acrobatas de Pedra Rolada da Associação de Ginastica de São Vicente.

Esta situação já foi exposta à Direção Geral do Desporto e ao Ministério do Desporto no ano passado, porém nada mudou! E quem perde com tudo isso, não são somente as crianças e seus sonhos, e o clube, mas também o desporto cabo- verdiano!

Clube de Ginástica Acroart