Dezassete ginastas das regiões desportivas de Santiago Sul (Praia) e São Vicente competem este sábado, no pavilhão desportivo Vává Duarte, para o 20º Campeonato Nacional da Ginástica Rítmica.


A presidente da Federação Cabo-verdiana de Ginástica (FCG) avançou à Inforpress que a prova vai contar com o concurso de um total de 17 ginastas, representantes das associações regionais da modalidade de São Vicente e da Praia, nos escalões de pré-júniores, juniores e sénior.
De acordo com Lizandra Varela, o nacional da modalidade vai ser baseada no código da Federação Internacional da Ginástica, da modalidade com o pré-júnior a competir na disciplina de mãos livres (sem aparelhos), ao passo que júnior e sénior vão concorrer com fita, massa, arco e bola.
É esperada ainda hoje, quinta-feira, a vinda da delegação de São Vicente, para se juntar aos atletas da Cidade da Praia, sendo que a organização tem agendado para a tarde de sexta-feira os primeiros exercícios de treinamento no palco desta prova, para logo às 18:00 proceder à reunião técnica dos juízes, bem como o sorteio da passagem das figuras.
Inicialmente programado para Julho, o 20 Campeonato Nacional da Ginástica Rítmica, segundo a presidente, teve de ser adiado para Novembro devido a dificuldades de ligações aéreas, pois que a organização não tinha qualquer garantia do regresso da comitiva sanvicentina.
Inforpress