O Clube de Ginástica ACROART vai promover de 18 a 19 de abril próximo, o Torneio “Mascote ACROART e o II Open Internacional de Ginástica Aeróbica, no Pavilhão Vavá Duarte (Gimno Desportivo).


A informação e o projeto foram avançados pela Presidente do referido Clube, Jennifer Ramos, acompanhada de Noemi Ramos (membro), recebidas hoje, 05 de março, pelo Diretor Geral dos Desportos, Anildo Santos.
O principal objetivo da realização deste evento é explorar as potencialidades das ginastas no contexto desportivo e competitivo, segundo a responsável do Clube ACROART.
De recordar que o Clube realizou no ano transato o I Open Internacional em que participaram ginastas do Senegal e da Argélia. À semelhança da 1ª edição, este II Open de Ginástica Aeróbica irá contar com a participação de ginastas internacionais com o objetivo de incentivar e despertar a competitividade das ginastas cabo-verdianas.
Os responsáveis do Clube que já estão nos preparativos para a organização do evento informaram contar com cerca de 150 participantes, entre ginastas nacionais e internacionais, em diversos escalões desde o infantil/juvenil até juniores e seniores, nas diversas categorias de ginástica aeróbica e acrobática.
Apesar de já terem iniciado o contacto com eventuais parceiros, Jennifer Ramos disse que o Clube Acroart espera contar com o apoio da Direção Geral dos Desportos.
“O ACROART é o único clube cabo-verdiano, até agora, que leva as disciplinas de ginástica aeróbica e acrobática para o lado desportivo”, conforme defendeu Jennifer Ramos para quem o clube tem por objetivo explorar potenciais futuros campeões e enriquecer o leque de modalidades desportivas em Cabo Verde.
Por sua vez, o Diretor Geral dos Desportos, Anildo Santos, parabenizou o Clube pelos feitos a nível da modalidade e pela iniciativa de realização de mais um Open Internacional, tendo ressaltado que irá analisar a proposta de orçamento e mostrado alguma abertura em poder contribuir nas despesas de realização do evento.
Fundada em agosto de 2014, a ACROART tem como objetivo principal promover e incentivar a prática das modalidades desportivas, formando atletas de alta competição e cidadãos de respeito, responsáveis, determinadas e sobretudo disciplinadas através de atividades sociais, recreativas, educacionais, culturais e ambientais e da formação ética e desportiva.
Recorde-se que o ACROART participou já em várias competições internacionais, nomeadamente no Campeonato Africano de Ginástica Aeróbica, realizado em Brazaville-Congo em 2018, tendo trazido uma medalha de Prata; no Torneio Internacional de Ginástica Aeróbica BLUME GRAN CANARIAS (edições 2016, 2017 e 2018), do qual trouxe sempre medalhas de Ouro, Prata e Bronze; no Torneio de Ginástica Aeróbica Zona II Africana em 2016, Senegal, com medalha de Ouro, entre outras.
DGD