Mais Desporto


Cabo Verde já tem o seu primeiro Clube Olímpico, fundado no último sábado 13 de janeiro, no município de Santa Cruz, ilha de Santiago, durante uma assembleia geral que reuniu agentes desportivos, representantes da autarquia e moradores locais.



Os II campeonatos nacionais rápidas e semi-rápidas de xadrez (individual e colectiva) e o I campeonato nacional de equipas de partidas clássicas realizam-se de 17 a 21 do corrente no Mindelo, numa organização da Federação Cabo-verdiana de Xadrez.


O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz disse hoje que o ano de 2018 vai ser o ano do desporto no concelho com materialização de vários projectos, a nível de infra-estruturas desportivas, com destaque para Centro Olympafrica.


O concelho de Santa Catarina (Santiago) já conta com uma associação de xadrez, que quer promover e divulgar a modalidade no município, através de formações aos jogadores e a todos os que estão interessados na actividade xadrezística.


Natação, Surf, Ciclismo, Ténis de Mesa, Xadrez e Desporto Universitário são as mais novas associações desportivas nacionais filiadas ao Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC). A decisão saiu da Assembleia-Geral ordinária da organização Olímpica, que reuniu no passado sábado, 23, todos membros do COC e os outros órgãos sociais.


Uma reunião dos chefes de missão das delegações africanas para os Jogos da Juventude Africana (JAJ), com lugar na Argélia em julho próximo, terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de janeiro em Argel informou o Presidente em exercício da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais da África (ANOCA) e chefe do Comité Olímpico e Desportivo Argelino (COA), Mustapha Berraf.


A Câmara Municipal de Santa Catarina distingue sábado, 30, na Praça Central de Assomada, os atletas e equipas do concelho que mais se destacaram na última época desportiva, numa consagração denominada “Gala do Desporto de Santa Catarina”.


A ilha do Sal está no roteiro do I Circuito mundial de Kitsurf de 2018, e já no mês de fevereiro a praia de Ponta Preta irá receber este evento desportivo, com grande projeção internacional a nível da modalidade.


O Governo de Cabo Verde galardoa com o Segundo Grau da Medalha de Mérito Desportivo a treinadora Helena Atmacheva,pela dedicação e entrega à causa do desenvolvimento da Ginástica Rítmica Desportiva Cabo-verdiana.


O emigrante paiolense na Suécia Tilino Fernandes doou à comissão organizadora, no âmbito do relançamento da Associação Desportiva do Paiol (Praia), materiais desportivos para a realização de torneios de cartas, biscas e futsal no polidesportivo da localidade.



O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, empossou hoje Adelino Duarte no cargo de delegado da Direcção-Geral dos Desportos na ilha de São Vicente.