O Comité Olímpico Cabo-verdiano vai realizar a primeira “Conversa Aberta Jornalismo e Olimpismo”, no dia 18 de Abril, segunda-feira, às 16:00 horas, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, no auditório do Campus do Palmarejo, com vista à preparação dos jornalistas para o maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos do Rio2016.


Enquadrado no plano “Cabo Verde Rumo ao Rio” do Comité Olímpico, a conversa terá como oradores os jornalistas Cecília Carmo, Francisco Figueiredo e Simão Rodrigues, bem como o presidente da Comissão de Ética do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Orlando Mascarenhas.
O mesmo pretende dar a conhecer aos jornalistas e estudantes da Uni-CV dos cursos de Jornalismo e Educação Física e Desporto, experiências de profissionais que estiveram presentes nos Jogos.
No painel estarão três temas a serem discutidos: “O papel do Jornalista nos Jogos Olímpicos 2016”; “A abordagem do Jornalista considerando o desporto como promotor na igualdade do género”; e “A ética do Jornalista Desportivo”. A “Conversa Aberta Jornalismo e Olimpismo” dará novas diretrizes aos jornalistas e estudantes sobre o contexto de trabalho durante os Jogos.
De realçar que Cecília Carmo foi diretora desportiva da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) até o ano de 2005, tendo no seu curriculum grandes coberturas de eventos desportivos, como uma das primeiras jornalistas desportivas da estação, e estará em Cabo Verde para dar a conhecer a sua experiência.
Por outra via, Francisco Figueiredo também ex-jornalista desportivo da RTP estará na Conversa Aberta para partilhar com todos a sua vasta experiencia na área, dividindo a mesa também com Simão Rodrigues um dos jornalistas desportivos cabo-verdianos com destaque, quando se fala na participação em eventos desportivos. A moderação ficará a cargo do jornalista Eugénio Teixeira.
Fonte: coc