O projecto “Desporto pela vida”, da Verdeolimpics, realiza de hoje a sábado, 07, na ilha do Maio, um workshop sobre organização de eventos desportivos, com vista a capacitar líderes associativos na organização de actividades ligados ao sector.


Segundo assegurou Miguel Silva, responsável da SportImpact, uma ONG portuguesa, este evento da VerdeOlilmpics, que conta também com as parcerias do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e da Direcção-geral dos Desportos (DGD), realiza-se em todo o país e agora coube a vez à ilha do Maio, sendo objectivo capacitar os líderes associativos na realização de eventos desportivos.
Durante o workshop vão ser ministrados vários temas, cujo objectivo é capacitar os líderes desportivos e jovens com interesse na realização de actividades desportivos para os “emponderar” na dinamização do desporto na ilha, visando a realização permanente de eventos desportivo, ou seja, precisou, não esperar que os outros venham fazer por eles.
Serão, pois, explicou, ministrados temas como liderança, marketing e promoção, bem como plano de acção, preparação de eventos, jogos olímpicos e movimento olímpico, entre outros.
Para atingir este objectivo, Miguel Silva disse esperar contar com a parceira da Fundação Maio Biodiversidade, câmara local, Delegação do Ministério da Educação e Desporto na ilha, bem como as associações desportivas, equipas de futebol, professores da disciplina da Educação Física e jovens activistas para que a ilha possa vir a ter nos próximos tempos mais actividades desportivas realizados por pessoas residente no Maio.
Aquele representante disse ainda que durante o evento os participantes vão aprender a fazer materiais desportivos, a partir de produtos que são considerados lixo, mas que basta a reciclagem para passarem a ter “outra valia”.
O workshop vai decorrer de hoje a sábado, 07, e no fim os participantes vão demonstrar o que aprenderam através da realização de actividades desportivas no estádio municipal do Maio, a partir das 09:00, com a participação de crianças das escolas do ensino básico da cidade do Porto Inglês e da vila da Calheta.
Fonte: Inforpress