A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) organiza, entre os dias 22 e 25, uma ação de formação destinada a treinadores de Futsal.



A formação que está organizada em dois módulos constituídos em aulas teóricas e práticas é ministrada pelo conceituado especialista português da modalidade, Orlando Duarte, que chega hoje ao País, para o efeito.

 De salientar que o formador é atual treinador da seleção da Estónia e ex-treinador do SCP e da seleção portuguesa da modalidade.

Esta iniciativa da FCF visa, entre outras coisas, capacitar os formandos que serão selecionados, posteriormente, para desempenhar as funções de coordenador técnico na modalidade de futsal ao nível da sua região desportiva.

Recorde-se que esta é a primeira ação de capacitação que será seguida por outras programadas e que no final dará o direito a um diploma de treinador de nível III da UEFA.

Os formandos irão repetir as sessões de formação nas suas respetivas regiões desportivas durantes os meses de Julho e Agosto deste ano, tendo em vista a capacitação dos treinadores ao nível de cada região desportiva e a preparação para o início da realização de provas regionais na modalidade de futsal no mês de Outubro próximo, seguido do campeonato nacional programado para o mês de Junho de 2017 com a participação dos campeões de cada região desportiva.

Quer os campeonatos regionais da modalidade, quer o nacional serão os primeiros a serem realizados no país e fazem parte de uma série de ações constantes dos programas aprovados pela Direcção da FCF.

Outra novidade desportiva é que, depois da formação dos treinadores da modalidade de Futsal, mas concretamente a partir do dia 29 deste mês, é realizada a primeira ação de formação, desta feita, destinada aos árbitros e cronometristas dirigida por um árbitro internacional. Participam desta formação dois formandos de cada uma das regiões desportivas.

As aulas teóricas acontecem entre às 9h00 e 12h00, na Sala de Conferência da FCF e as práticas, por seu turno, são ministradas no Polidesportivo do Bairro Craveiro Lopes, das 14 às 18 horas.